Título: Ex-ministro: PMDB pediu nomeação
Autor: Bernardo de la peña e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 09/11/2006, O País, p. 9

Ocupando um cargo político, eu também recebi indicações políticas¿

BRASÍLIA. Em depoimento à CPI dos Sanguessugas ontem, o ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe (PMDB-MG) disse que nomeou Maria da Penha Lino ¿ envolvida no esquema de compra de ambulâncias superfaturadas ¿ para um cargo de assessora do ministério atendendo a pedido do líder do PMDB na Câmara, deputado Wilson Santiago (PB). Segundo Saraiva, o pedido tinha sido encaminhado a Santiago pelo deputado federal José Divino (PMR-RJ).

¿ Ocupando um cargo político, eu também recebi indicações políticas. Mas eu a conhecia (Maria da Penha) desde a época em que fui secretário de Saúde de Minas. Atendi a uma indicação para um cargo de simples assessoria, e jamais soube o cargo que ela ocupou ¿ disse o ex-ministro, que foi reeleito deputado federal pelo PMDB mineiro.

Deputados fizeram ¿pedidos pouco republicanos"

Saraiva Felipe também confirmou que, ao longo de sua gestão à frente da pasta da Saúde, recebeu inúmeros pedidos de parlamentares interessados em liberar o dinheiro das emendas ao Orçamento. Entre os que fizeram pedidos, segundo o ex-ministro, está o senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que mesmo sendo líder do partido no Senado não teria tido nenhum pleito atendido.

¿ O senador chegou a reclamar comigo, assim como a minha bancada, pois muitos achavam que eu poderia facilitar as liberações, mas eu não me dispus a pagar esse preço. Todos os pedidos eram analisados tecnicamente.

Saraiva admitiu, contudo, que alguns desses pedidos eram ¿pouco republicanos¿, num tipo de eufemismo usado pelos parlamentares quando se referem a pedidos escusos. O ex-ministro garantiu que nunca se encontrou com os donos da Planam, seja com Darci Vedoin ou como o filho dele, Luiz Antonio Vedoin.

Saraiva disse ainda que foi informado com antecedência da investigação da Polícia Federal:

¿ Fui informado em janeiro de 2006 da operação que seria feita, mas saí do ministério antes de ela ser deflagrada, em maio passado.