Título: Cinco testemunhas de acusação relatam ações
Autor: Pl[inio Teodoro
Fonte: O Globo, 09/11/2006, O País, p. 12

Brilhante Ustra, atualmente com 74 anos, foi dispensado e não compareceu à audiência

SÃO PAULO. Cinco testemunhas de acusação foram ouvidas ontem no julgamento, sendo que pelo menos duas delas relataram terem sido torturadas fisicamente pelo próprio coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reformado durante o período em que elas ficaram presas. Ustra, que tem 74 anos, viajou a São Paulo mas não foi à audiência por ter sido dispensado pela Justiça, visto que os autores não manifestaram interesse em que ele prestasse depoimento.

¿ O coronel Ustra não compareceu porque os autores renunciaram a colheita do depoimento dele e o juiz determinou que ele não precisava comparecer ¿ disse o advogado de defesa, Paulo Esteves.

Advogado lembra versão do militar em livro

O advogado nega que o coronel tenha participado ativamente das torturas e que ele teria relatado sua versão do fato no livro ¿A verdade sufocada ¿ a história que a esquerda não quer que o Brasil conheça¿, lançado no início deste ano. Esteves acredita que a finalidade do processo é política, visto que há apenas um pedido simbólico, no valor de R$1 mil, de indenização.

¿ Há interesses políticos em tudo isso, porque existem partidos no país de direita e esquerda, socialistas, capitalistas e sempre há o interesse de se manter viva esta chama, no sentido de que se isto aconteceu algum dia não aconteça mais ¿ argumentou o advogado.

Maria Amélia: luta pela erradicação da tortura

Maria Amélia, integrante do movimento Tortura Nunca Mais, relata ter sido torturada diante dos filhos pequenos, além de ficar na cadeia sem informações sobre as crianças. Seu marido também sofreu com a brutalidade descrita pela família. Para ela, a luta é para erradicar, de vez, a tortura no país.

¿ Se política é a busca da justiça, da verdade, da história, o reconhecimento e a luta para a erradicação da tortura, então é político ¿ rebateu.

Nos próximos 15 dias serão convocadas as testemunhas de defesa, que prestarão depoimentos em cinco estados diferentes sobre o caso. (Plínio Teodoro