Título: CRÉDITO RECORDE PARA CONSUMO
Autor: Bruno Rosa
Fonte: O Globo, 09/11/2006, Economia, p. 23

Compras de fim de ano têm R$7,2 bi, lojas esticam crediário e aceitam pagamento em março

Os brasileiros terão à sua disposição a maior oferta de crédito dos últimos anos neste Natal, e o comércio está esticando os prazos de financiamento para estimular as vendas. Levantamento da consultoria Austin Rating mostra que haverá a injeção de R$7,2 bilhões destinados exclusivamente a gastos com as festas deste fim de ano. Em relação ao último trimestre do ano passado, quando o volume ficou em R$6,5 bilhões, o crescimento é de mais de 10%. Os meses de outubro a dezembro representarão 22% do dinheiro novo disponível na economia em 2006, cerca de R$47,7 bilhões.

Além disso, no comércio o número de parcelas para bens diversos, exceto carros, passará de 17 para 19 meses, diz a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). E mais: algumas lojas já aceitam pagamento somente para março de 2007.

Com a alta do crédito, Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, frisa que a inadimplência vai se manter no nível atual nos primeiros meses de 2007, quando começam a ser pagas as compras de Natal. Em setembro, o calote das pessoas que obtiveram empréstimo, segundo o Banco Central, ficou em 7,8%.

¿ Será o Natal do crédito farto. O salário teve o maior aumento em dez anos. O crédito nos nove primeiros meses deste ano cresceu bastante. Com o décimo terceiro salário, as pessoas já estão saldando suas dívidas antigas para se preparar para as compras deste ano ¿ diz Agostini, lembrando que a carteira total de crédito chegará a R$238,4 bilhões em 2006.

Para associação, taxas de juros devem ceder no comércio

A queda dos juros básicos da economia nos últimos meses, na análise de Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Anefac, vai reduzir em 10% as taxas pagas pelo consumidor no varejo. Em setembro, último dado disponível, o índice foi de 7,48 % ao mês (ou 137,65% ao ano).

¿ Os bancos prevêem uma economia mais aquecida e, com isso, o aumento na renda, o que reduz a inadimplência futura. O comércio ainda pressiona os bancos a aumentarem os parcelamentos para estimular suas vendas ¿ afirma Oliveira.

A Companhia Brasileira de Distribuição (CBD, dona das marcas Pão de Açúcar, Sendas e Extra) vai criar linha especial para a ceia de Natal. Segundo Fernando Teles, diretor-presidente da financeira Itaú CBD, o prazo de quatro parcelas para as compras de alimentos e de 12 para eletroeletrônicos será prolongado até dezembro.

¿ Vamos aumentar o limite de crédito em até 50% e alongar a data do primeiro pagamento ¿ diz Teles.

A Casa & Vídeo já iniciou a temporada de Natal. As parcelas, com valor mínimo de R$20, foram estendidas de dez para 12 vezes sem juros. O Boticário vai parcelar as compras de Natal em até cinco vezes no cartão de crédito, com parcela mínima de R$30. Hoje, as compras podem ser pagas em até três meses. Na Renner, que inaugura hoje loja no Via Parque, os clientes (com cartão próprio) passarão a ter 60 dias, em vez de 30, para pagar a primeira parcela.

Trabalhador deve destinar só 25% da renda para pagar dívida

Oliveira alerta que o consumidor não deve se deixar seduzir pelas facilidades do crediário. E sugere: o trabalhador deve destinar 25% do orçamento para pagar as dívidas.

¿ O consumidor tem que comprar apenas se precisar. O cliente não pode esquecer que existem outras despesas mensais ¿ diz Miguel.

Após pesquisar preços e juros no Shopping Tijuca, a autônoma Sônia Cavalcante diz que sempre faz as compras de Natal parceladas:

¿ É mais prático e não pesa muito no bolso. Sempre pesquiso os preços. Vou na loja que oferece as melhores facilidades, como preço baixo e boas opções de pagamento.

João Carlos Gomes, economista da Fecomércio-RJ, ressalta que o crescimento da inadimplência perdeu força frente à forte oferta de crédito. Pesquisa realizada no Rio mostra que caiu o número dos lares com prestação atrasada: passou de 17%, em agosto, para 15,7%, em setembro.

¿ As famílias mostram forte otimismo para consumir nos próximos seis meses. Entre setembro do ano passado e o deste, a intenção de compra de bens duráveis pulou de 37% para 44,5% ¿ diz Gomes.

A Leader Magazine lança este mês campanha de renegociação de dívidas para recuperar clientes com débitos em atraso. À vista, os descontos chegam a 50%. No parcelado, o cliente paga uma entrada e parcela a dívida em até cinco vezes sem juros. Nas compras, os clientes pagam em até dez vezes (no cartão de crédito), com o primeiro pagamento para fevereiro.

¿ Com o décimo terceiro salário, o consumidor quita suas dívidas para voltar a ter crédito e aproveitar o Natal ¿ afirma a diretora da Leader Card Gisele Antunes.

Na loja Abracadabra, no shopping Nova América, o primeiro pagamento, nas compras acima de R$500, pode ser feito somente em março. E os clientes podem pagar em até oito vezes. Para atrair o cliente, a compra à vista tem 10% de desconto.