Título: LULA PREPARA PACOTE PARA ESTIMULAR A EXPANSÃO, MAS EVITA FALAR EM META
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 09/11/2006, Economia, p. 24

Para presidente, queda da produção industrial em setembro não preocupa

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem estar preparando medidas para destravar os investimentos no país e impulsionar o crescimento. Ao analisar dados da produção industrial divulgados pelo IBGE ¿ que registraram retração da produção acima do esperado ¿ Lula afirmou que pretende anunciar essas ações até o fim de dezembro. O presidente, que afirmara que o objetivo do governo era crescer 5% a partir de 2007, afirmou agora não ter uma meta fixada.

Lula minimizou a queda da produção industrial em setembro, dizendo não estar preocupado com os números:

¿ Estou convencido de que as coisas estão preparadas para crescermos, e crescermos mais do que estamos habituados. Vamos trabalhar para fazer aquilo que é a parte do governo. O meu problema agora é tentar destravar as coisas que podem dificultar os investimentos, e eu quero ver se anuncio as medidas antes de tomar posse ¿ disse Lula, após participar da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

`Tenho o compromisso de fazer a economia crescer¿

Sobre o encolhimento de 1,4% da produção industrial em setembro, o presidente atribuiu o resultado à greve na indústria automobilística e disse não se assustar com oscilações mensais:

¿ Não estou preocupado. É que você pegou o número da indústria de setembro. Se pegar hoje, a indústria automobilística já recuperou os 10% que ela cresceu em agosto. Quando tem greve, pára (o crescimento). A gente não pode ficar assustado porque num mês cresceu menos. No outro vai crescer mais.

Logo em seguida, indagado sobre a meta de crescimento, o presidente respondeu:

¿ Eu não tenho meta. Eu tenho o compromisso de fazer a economia crescer e vou fazê-la crescer.

Em meio a discussões na academia, no mercado e no próprio governo sobre contenção de gastos, Lula indicou cautela em relação a cortes de despesas em razão da necessidade de crescimento do país:

¿ Chega. E eu tenho dito, publicamente: chega de tentar economizar às custas dos já miseráveis salários das pessoas neste país. É preciso que a gente economize em outras coisas. Em vez de ficar discutindo apenas onde cortar, temos que discutir onde crescer, como crescer e como fazer justiça neste país, que está precisando de justiça mais do que nunca ¿ afirmou Lula no encerramento do discurso, ao falar da importância de investir em educação.

Segundo ele, o seu governo está fazendo uma revolução na educação ao expandir os ensinos técnico, universitário e básico. Lula voltou a dizer que o seu segundo mandato vai combinar desenvolvimento, distribuição de renda e educação de qualidade. Ele disse que não seria presidente novamente se fosse para repetir o primeiro mandato.