Título: CONGRESSO DEBATERÁ DESMILITARIZAÇÃO
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 09/11/2006, Economia, p. 27

Câmara e Senado farão audiência sobre controlador de vôo

BRASÍLIA. Mesmo com a normalização da situação dos aeroportos e a manutenção do brigadeiro Luiz Carlos Bueno no Comando da Aeronáutica, as discussões sobre as condições de trabalho dos controladores de vôo e a desmilitarização do setor continuarão em pauta, como os profissionais do setor queriam. A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram ontem a realização de audiências públicas para debater esses assuntos, com convocação de autoridades e trabalhadores, diante da possibilidade de nova ocorrência de caos nos aeroportos.

No Senado, o debate acontecerá no dia 21, na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura. Serão convidados o ministro da Defesa, Waldir Pires, o brigadeiro Bueno e o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho. Na Câmara, o encontro será no dia 22, na Comissão de Defesa do Consumidor, e serão convidados, além de Pires, representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dos controladores de vôo, dos aeronautas, das empresas aéreas e da Infraero.

Controladores tentam evitar que crise seja esquecida

Na Câmara, a audiência foi sugerida pelos deputados Ivan Valente (PSOL-SP), Selma Schons (PT-PR), Dimas Ramalho (PPS-SP), Luiz Antonio Fleury (PTB-SP) e Sandro Matos (PTB-RJ). Já no Senado, a iniciativa foi de Heráclito Fortes (PFL-PI), presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, na qual ocorrerá a audiência.

As duas audiências atendem aos anseios dos representantes dos controladores de vôos, que não querem que os debates sobre suas condições de trabalho caiam no esquecimento ¿ especialmente a desmilitarização. Botelho está em Brasília esta semana para garantir que o tema não saia de pauta, com a realização de uma reunião com o Executivo, que deverá ficar para a semana que vem, devido ao princípio de pneumonia da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

¿ Estamos nos mobilizando, não podemos deixar este assunto cair no esquecimento ¿ afirmou.

Botelho disse que ainda não é momento de começar a debater qual formato de desmilitarização deve ser o melhor para o Brasil. Na semana passada, Waldir Pires afirmou que o governo pode estudar a desmilitarização e que o controle aéreo poderá ser realizado por civis em um organismo militar.