Título: LULA INSISTE EM GASODUTO
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 09/11/2006, Economia, p. 27

Brasil proporá retomada do tema a Chávez

BRASÍLIA. O presidente Lula vai propor a seu colega venezuelano, Hugo Chávez, a retomada das discussões sobre o gasoduto da América do Sul ¿ deixado de lado após a crise do gás com a Bolívia. Lula levará o assunto a Chávez na visita que fará a Ciudad Guayana, domingo e segunda-feira, quando será inaugurada a segunda ponte sobre o rio Orinoco, construída com tecnologia e apoio financeiro do Brasil.

A forte dependência do gás boliviano e o aumento do consumo de gás, de 17% ao ano, alardeado no início da semana pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, são as principais motivações do governo brasileiro, que considera a integração energética o grande desafio da região. Este, aliás, será o principal tema do encontro de hoje entre Lula e o presidente do Peru, Alan García. O Peru tem reservas significativas de gás natural e pode ser uma opção de diversificação de fontes do combustível para o Brasil.

O gasoduto, que se estenderia da Venezuela à Argentina, vinha sendo discutido regularmente, mas questões como sua viabilidade ¿ a um custo de US$20 bilhões ¿ fizeram com que as negociações perdessem fôlego. (Eliane Oliveira)