Título: Lula planeja 'salto de qualidade'
Autor: Tereza Cruvinel
Fonte: O Globo, 10/11/2006, O País, p. 3

Para presidente, é preciso resolver questões fiscais e de infra-estrutura

BRASÍLIA. Depois de receber o colega peruano, Alan García, o presidente Luiz Inácio lula da Silva afirmou ontem que, antes de montar a equipe do segundo governo, precisa resolver questões nas áreas fiscal e de infra-estrutura para dar "um salto de qualidade" no próximo mandato e, assim, promover o crescimento. lula disse não ver dificuldades na montagem da equipe e que sua prioridade, no momento, é outra.

- Eu preciso, primeiro, pensar em desobstruir algumas coisas na área de infra-estrutura, na área fiscal, para que a gente possa começar o ano dando um salto de qualidade e somente depois que eu fizer essas coisas é que eu vou começar a pensar que governo eu vou fazer para o próximo ano - disse lula, ao deixar o Itamaraty, onde ofereceu almoço a García.

Na chegada, lula citou a articulação com os partidos aliados para formar a nova equipe, ressaltando que trata do funcionamento do governo com os dirigentes partidários:

- Mais reuniões do que estou fazendo hoje é impossível. Eu quero conversar com todas as bancadas dos partidos aliados, porque quero explicar para eles que tipo de governo quero fazer, como a coisa vai funcionar. A partir daí, eu começarei a pensar se vou mudar, quem vou mudar e quando vou mudar.

Para lula, não há complicação em montar a equipe:

- Se eu tive complicação para formar o governo, foi no primeiro mandato. No segundo mandato eu já tenho o governo formado, que ganhou as eleições. Eu acabo de sair de um jogo em que obtivemos uma vitória considerável, então, não estou preocupado em mudar o governo.

lula disse ao governador do Acre, Jorge Viana (PT), que vai esperar a volta do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, de suas férias para iniciar "consultas mais objetivas".

- O presidente me disse: objetivamente, ainda não tratei da composição do novo governo. Ele me falou que está esperando o ministro Tarso para iniciar um processo mais objetivo sobre isso - afirmou Viana.

lula quer Ministério diferente, diz Viana

Segundo o governador, o presidente deseja um Ministério diferente do atual:

- Mas o presidente deseja um governo de composição, com desenho novo.

Apesar do discurso oficial de lula, de que não tem pressa, na prática o presidente não parou nesta semana de negociar o chamado governo de coalizão.

- Ele pensa em reforma ministerial 25 horas por dia, mas não tratando de nomes - brincou um petista.

Ontem, depois das conversas políticas, lula se encontrou com o presidente peruano, Alan García. Ele disse a García que os dois têm de aproveitar a chance dada pelo povo para corrigir erros do passado e concretizar projetos sociais, educacionais, de desenvolvimento e de geração de emprego. lula defendeu um Estado "forte e indutor" para acabar com a pobreza. García, por sua vez, saudou a vitória de lula e elogiou programas sociais do governo, como Bolsa Família e crédito consignado.

- Quero saudar com alegria a eleição de um presidente comprometido com a luta contra a pobreza - afirmou García. - Tratamos o Brasil com respeito e admiração, nunca com temor. O Brasil é um gigante generoso.

Depois de participar da assinatura de 12 acordos entre os dois países, lula ressaltou a importância da integração política, econômica e física da América do Sul para enfrentar o mundo globalizado, "onde os ricos sempre levam vantagem sobre os países pobres". lula rejeitou o título de líder da América do Sul, argumentando que todos os que se auto-indicaram líderes "quebraram a cara".

- Poderemos aprender com os nossos erros, erros brasileiros e erros peruanos, do que não fizemos nesse período, para que a gente possa corrigir e acertar muito mais do que errar, porque o povo nos deu uma chance e eu acho que nós precisamos concretizar essa chance na realização do sonho do povo peruano e do povo brasileiro. Mais desenvolvimento, mais emprego, mais política educacional, e sobretudo, mais política social - disse lula.