Título: PSB critica negociação de cargos com partidos da base
Autor: Maria Lima e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 10/11/2006, O País, p. 4

DEPOIS DOS VOTOS: Roberto Amaral diz que notícias são deprimentes e cobra discussão em torno de programas

BRASÍLIA. Os afagos dados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a aliados não formais nesse inicio de negociações para a composição do Ministério estão deixando enciumados não só os petistas. Inconformado com o rumo das negociações com o PMDB, o PTB e outros partidos, o presidente do psb, Roberto Amaral, cobra que os acertos sejam feitos a partir do programa que foi avalizado pela coligação PT/psb/PCdoB/PRB .

Tradicionais aliados de Lula, psb e PCdoB, ainda não foram chamados para conversas com o presidente e criticam o formato da negociação.

- Para o bem e para o mal nós, psb, PCdoB e PT, somos diferentes do PMDB, PTB e PP - disse Amaral.

Amaral se encontra na terça-feira com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo e tentará agendar encontro com os presidentes do PT e PRB.

- Precisamos colocar um pouco de política nesse negócio. Estão deprimentes essas notícias. O essencial é o compromisso com o programa que aprovamos. Qual será a política do governo Lula? Ele fez um discurso desenvolvimentista, não é possível um crescimento menor que 5%, é preciso dizer como fazer crescimento com distribuição de renda.