Título: Jarbas: 'Eu não vou fazer parte dessa base'
Autor: Isabel Braga, Gerson Camarotti e Cristiane Jungblu
Fonte: O Globo, 10/11/2006, O País, p. 8

Senador eleito por Pernambuco afirma que Lula não levará o PMDB todo para o governo

BRASÍLIA. O ex-governador e senador eleito jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou ontem que não negociará cargos no governo e que ele e um grupo de senadores do partido ficarão na oposição. Em entrevista à Rádio Jornal do Commercio, de Recife, jarbas deu seu recado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: tire da cabeça a idéia de ter todo o PMDB no governo.

jarbas fez críticas indiretas ao grupo governista do PMDB, que, segundo ele, tem atração muito grande por cargos. Mas demonstrou disposição para fazer oposição light e ajudar o governo em projetos e reformas.

- Se o presidente da República está esperando ter o PMDB todo, ele pode tirar isso da cabeça. Ele não vai ter o PMDB todo, porque eu não sou PMDB governista. Fui eleito senador pelo campo da oposição - disse jarbas.

Na entrevista, deixou claro que não está disposto a aceitar cargos. Integrantes do PMDB chegaram a apostar na possibilidade de jarbas ser chamado por Lula para integrar o Ministério. O próprio presidente demonstrou em mais de uma oportunidade, em conversas reservadas, seu desejo de ter jarbas como aliado.

Lula tem feito um grande esforço para conseguir o apoio da maioria do PMDB. Vários integrantes do partido que participaram do governo tucano do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já aderiram ao governo Lula, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e mais recentemente o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

"O pessoal tem um atrativo muito grande por cargos"

Para jarbas, Lula deve conseguir atrair mais peemedebistas com cargos, mas não todos:

- Se Lula pensa que vai contar com todo PMDB para ocupar cargos, eu, por exemplo, não vou e conheço já cinco ou seis senadores que não aceitam esse caminho, sem contar governadores, deputados e prefeitos. Se quer ampliar o PMDB governista, acho que ele (Lula) tem condições, porque o pessoal geralmente tem um atrativo muito grande por cargos. Mas eu não vou fazer parte dessa base.

Mas jarbas disse que não fará oposição raivosa:

- Sou PMDB para procurar ajudar Lula, procurar ajudar o seu governo naquilo que diga respeito às reformas, às mudanças, aos projetos que considerar corretos enviados ao Congresso Nacional. Terá não somente o meu voto, mas minha ajuda na discussão, se for necessário ir à tribuna para defender isso.