Título: Berzoini, em campanha, encontra-se com Lula
Autor: Isabel Braga, Gerson Camarotti e Cristiane Jungblu
Fonte: O Globo, 10/11/2006, O País, p. 8

Tentando voltar à presidência do PT, deputado procura demonstrar prestígio

BRASÍLIA. em campanha para voltar à presidência do PT, de onde foi afastado quando surgiram suspeitas de seu envolvimento no escândalo do dossiê, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) esteve ontem pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em compromisso fora da agenda oficial. Foi um encontro rápido, mas Berzoini fez questão de relatar a reunião tanto aos colegas de bancada, quanto à imprensa, como forma de tentar demonstrar prestígio, segundo disseram alguns de seus colegas petistas. Mas sua volta ao comando do PT ainda divide os petistas.

Segundo berzoini, ele e Lula não trataram de sua volta à presidência, mas sobre os rumos do governo no segundo mandato. O deputado afirmou que quer voltar e que não se trata de confrontar os que defendem mudanças no comando do partido, mas uma questão estatutária: seu mandato termina em outubro de 2008.

Nos bastidores, os deputados afirmam que ele só poderia voltar ao cargo se explicasse, por exemplo, de onde veio o dinheiro para comprar o dossiê. Até hoje, lembrou um petista, isso está sem explicação. O governador do Acre, Jorge Viana, que esteve com Lula logo depois da saída de Berzoini do Planalto, afirmou que o PT tem que passar por uma mudança interna, mas foi enfático ao afirmar que essa discussão só deve ocorrer no próximo ano, para não atrapalhar a montagem do novo governo.

O governador do Acre foi cauteloso. Para ele, é importante para o próprio Berzoini que tudo fique bem esclarecido:

- Temos que aguardar o desenrolar desse episódio. Se o presidente Berzoini não tiver direta ou indiretamente nada com isso, por que a gente tem que mexer agora na direção (do PT)? Tem que ter calma nisso.

Já o presidente em exercício do PT, Marco Aurélio Garcia, que não esconde o desejo de abandonar logo a missão, considera que cabe a Berzoini decidir:

- A prerrogativa de voltar ao partido é do próprio Berzoini. em certo momento ele tomou a decisão de se afastar e cabe a ele decidir quando voltar.(Isabel Braga e Cristiane Jungblut)