Título: Receita mineira atrai estreantes
Autor: Fábio Vasconcelos
Fonte: O Globo, 10/11/2006, O País, p. 9

Cinco governadores eleitos já foram a Minas conhecer experiência de Aécio

BRASÍLIA. O governador de Minas, o tucano Aécio Neves, reeleito em primeiro turno com mais de 70% dos votos, se transformou numa espécie de consultor para seus colegas estreantes no executivo estadual. Cinco governadores eleitos já o procuraram interessados em trocar experiências com a equipe mineira. Entre eles os tucanos Teotônio Vilela (AL) e Yeda Crusius (RS), o pefelista José Roberto Arruda (DF), o peemedebista Sérgio Cabral (RJ) e Eduardo Campos (PE), do PSB.

Aécio aproveita esses contatos para levar adiante sua idéia de construir uma agenda consensual dos estados, antes que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convoque a primeira reunião com os governadores eleitos:

- Minha prioridade agora é amadurecer uma agenda para os estados e municípios. Ela precisa estar discutida e acertada até o início do próximo ano, para que seja apresentada ao Congresso Nacional na abertura da nova legislatura.

Essa agenda foi um dos assuntos abordados ontem com o governador eleito do Rio, que deverá deixar assessores diretos por mais um dia em Belo Horizonte para conhecer os principais projetos idealizados pelo colega mineiro no primeiro mandato. Cabral, assim como outros recém-eleitos, têm demonstrado interesse em conhecer detalhes sobre o choque de gestão implementado por Aécio, que garantiu aumento de receita mesmo com a redução de tributos, a redução dos gastos correntes e um orçamento para investimento de R$6 bilhões para este ano. Nas últimas semanas, Aécio já recebeu os governadores eleitos de Alagoas e do Distrito Federal.

- Estou trocando informações com os governadores mais experientes, porque não temos como reinventar a roda. O pessoal de Minas está indo a Alagoas nos ajudar a fazer um diagnóstico da situação no estado. Também fiz contatos com o pessoal de São Paulo e do Ceará - confirmou Teotônio Vilela.

Na próxima semana será a vez da governadora eleita do Rio Grande do Sul conhecer a experiência de gestão mineira. Outro interessado é o novo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, que já telefonou para agendar um encontro com Aécio e sua equipe.

- Eu não tenho receita para ninguém. Apenas estou colocando minha equipe à disposição para mostrarmos a nossa experiência - observou Aécio.

Mas para quem pede algum conselho, ele não tem dúvidas em recomendar que aproveitem o primeiro mês para tomar as principais medidas administrativas de suas gestões, ainda que sejam medidas amargas:

- O ideal é fazer tudo que precisa ser feito já no primeiro mês, porque é aí que temos o nosso maior capital político. É preciso conseguir equilibrar não só a coluna das receitas, que conseguimos aumentar mesmo com o corte de tributos, mas olhar para a coluna das despesas.

Hoje, Aécio deverá se reunir com o governador do Espírito Santo, o peemedebista Paulo Hartung, na expectativa de avançar um pouco mais na discussão de um assunto que considera imediato: o ressarcimento das perdas dos estados com a Lei Kandir.

--------------------------------------------------------------------------------