Título: Economista leva sugestões a Lula
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 11/11/2006, O País, p. 8

Luciano Coutinho, que foi do governo Sarney, se disse amigo do presidente

BRASÍLIA. O economista Luciano Coutinho, que integrou o governo José Sarney, esteve ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para apresentar sugestões de como melhorar o desempenho da economia. Na saída, Coutinho disse que encontrou um Lula animado e confiante de que o Brasil buscará um caminho para o crescimento com cautela, que acontecerá juntamente com o controle da inflação.

O economista disse que apresentou ao presidente Lula sugestões, sobretudo na área fiscal. Para ele, é preciso essencialmente desonerar os investimentos, com a redução da carga tributária, para que o desenvolvimento deslanche. Ele informou que pediu a reunião com o presidente, de quem disse ser amigo.

- Várias medidas fiscais são necessárias. A carga tributária sobre os investimentos públicos e privados deve ser reduzida. O Brasil precisa voltar a crescer mais. E esse é o objetivo do presidente, que quer encontrar os meios. E crescer mais, mas com segurança, para que a inflação não volte. Parece lógico que precisa de mais investimentos para se crescer com segurança - afirmou Coutinho.

"Encontrei o presidente muito animado"

Perguntado sobre as declarações do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que pregou mudanças no modelo econômico para que o Brasil cresça mais, o economista disse apenas que é consciência geral no país que é preciso crescer. E falou da disposição do presidente:

- Encontrei o presidente muito animado, muito motivado, muito confiante de que buscará um caminho para o crescimento - disse o economista.

Ao ser perguntado se foi convidado para algum cargo no segundo governo Lula, o economista negou e disse que é professor e que continuará exercendo essa função. Disse que o presidente só o recebeu atendendo a um pedido seu para conversar sobre alternativas para melhorar o desempenho da economia.