Título: Alan García critica gasoduto de Chávez
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 11/11/2006, Economia, p. 50

Peru quer investimentos da Petrobras

SÃO PAULO. Um dia depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Peru, alan García, disse ontem a empresários, em São Paulo, que seu país é um lugar sério e sólido para receber investimentos brasileiros e que jamais trairá o Brasil. García criticou o projeto do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de construir um gasoduto que cortaria a América do Sul, e disse que a Petrobras não terá problemas se investir no Peru - em oposição às dificuldades enfrentadas pela estatal brasileira na Bolívia.

- É preciso saber escolher os parceiros. Escolher parceiros responsáveis, que não mudem as regras do jogo - disse García, em um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Sem citar nominalmente Chávez, García afirmou que o projeto de um gasoduto ligando a Venezuela e a Argentina, passando pelo Brasil, seria um "me engana muchacho". Segundo ele, o Brasil poderia fazer uso, com menos riscos e custos, do excedente de energia das hidrelétricas do Peru:

- Podemos iluminar todo o Nordeste brasileiro, em vez de fazer um gasoduto de US$20 bilhões.

Nos encontros com Lula e empresários, o presidente do Peru repetiu que está de mãos estendidas para que a Petrobras instale uma refinaria no país. Também sem citar o presidente Evo Morales, que nacionalizou os investimentos estrangeiros feitos na Bolívia, García disse que o Peru é fundamentalmente um amigo:

- A Petrobras tem muito dinheiro. E creio que o Peru é um país sério, onde a empresa (a Petrobras) não vai perder dinheiro.

Na Fiesp, García acertou a visita ao Peru de uma missão de empresários brasileiros, programada para o primeiro semestre do ano que vem.