Título: Anatel libera reorganização da Telemar
Autor: Monica Tavares e Ana Cecília Santos
Fonte: O Globo, 11/11/2006, Economia, p. 50

Há indefinição sobre se acionistas aprovarão a pulverização segunda-feira

BRASÍLIA e RIO. A Agência Nacional de Telecomunicações (anatel) deu anuência prévia para a reestruturação societária da Telemar. Está marcada para segunda-feira a assembléia de acionistas para votar a proposta de pulverização do controle, submetida ao órgão regulador por se tratar de uma concessionária de serviço público. A anatel determinou que a reorganização pode afetar a prestação do serviço de telefonia fixa.

No mercado, permanece o mistério sobre o resultado da assembléia. Fundos americanos detentores de 15% do capital já declararam que são contra a operação. A principal polêmica está na operação de troca das ações proposta pela Telemar, pela qual detentores de ações ON (com direito a voto) de três empresas do grupo vão receber 2,63 ações da nova empresa, a Oi Participações. Enquanto isso, os detentores de ações PN (preferenciais) terão apenas uma.

- Hoje a empresa não tem uma política de dividendos clara, e isso irá mudar. Ela promete pagar R$3 bilhões só em 2007, o que é bom para os acionistas. No entanto, a relação de troca das ações proposta pela companhia traz muita desvantagem para o preferencialista - avalia Daniella Marques, analista da Mercatto Gestão de Recursos.

Na assembléia, só poderão votar donos de ações PN. Os detentores de ONs e PNs também poderão votar, mas representando apenas o segundo grupo. A companhia garante que a mudança resultará em um aumento na liquidez dos papéis, já que as seis classes de ações se tornarão uma.

Para Marco Antonio Gazel, sócio da Questus Patrimônio, as vantagens compensariam as perdas, pois é melhor ter menos ações de uma empresa que vai deslanchar no mercado do que permanecer com ações sem liquidez:

- É um bom negócio, só não é justo.

Se a operação não for aprovada, é possível que a companhia acene com uma proposta mais justa de troca de ações. No entanto, Eduardo Roche, analista da Modal Asset, alerta que os preferencialistas não devem confiar cegamente nessa possibilidade:

- Se os controladores decidirem vender a companhia, por exemplo, quem possui ações PN não tem nenhuma proteção. Já os detentores de ON têm garantia de receber 80% do preço por ação pago na troca de controle.

A assembléia, marcada para a sede da Telemar, poderá ser transferida para a casa de shows Scala, caso se confirme a expectativa de ser o maior encontro de acionistas de uma companhia já feito no país. Para a operação ser aprovada segunda-feira, é preciso a presença de 50% dos acionistas mais um. Caso este quórum não seja alcançado, haverá nova convocação.