Título: Petistas 'sem-teto' buscam guarida no governo
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 12/11/2006, O País, p. 9

Trinta deputados não reeleitos, muitos amigos do presidente Lula, esperam cargos no segundo e terceiro escalões

BRASÍLIA. A mágica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tendo que fazer para acomodar no novo Ministério os desejos dos caciques dos partidos aliados terá de ser ampliada para contemplar também, em cargos de segundo e terceiro escalões, uma leva de Petistas derrotados nas urnas. Eles estão sem rumo e sem emprego. Só entre os atuais deputados do PT, nada menos que 32 não foram reeleitos.

Entre eles estão muitos companheiros e amigos do peito do presidente, como Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), professor Luizinho (SP), Sigmaringa Seixas (DF) e a deputada da dança da pizza Ângela Guadagnin (SP). Todos têm formação para tentar um emprego na iniciativa privada, mas alguns confessam que dificilmente conseguirão sobreviver longe da política.

A situação é pior para paulistas e gaúchos, como o ex-ministro Olívio Dutra, que, sem o PT no comando do governo ou da prefeitura, vão fazer oposição a governos tucanos em seus estados.

Enquanto Lula articula a composição de seu Ministério, alguns desses Petistas alimentam a expectativa de que o presidente se lembre também dos companheiros que agora estão sem o guarda-chuva do mandato.

Aproveitando seus últimos meses como parlamentar está o Professor Luizinho, que nos tempos áureos do poder ocupou o cargo de líder do governo na Câmara, mas caiu em desgraça ao figurar na lista dos mensaleiros e pode ter que voltar a dar aulas se não conseguir um emprego na União. E pode ser funcionário do governo tucano de José Serra em São Paulo, dando aulas de matemática para o primeiro e segundo graus num colégio do estado.

Luizinho: "No último caso, volto a ser professor"

Como dezenas de Petistas que foram desbancados pelas urnas, ele ainda tem esperança de que Lula se lembre de arranjar uma vaga no governo. Por enquanto, não teve qualquer sinal do Planalto, mas procura se articular. Mesmo derrotado, Luizinho diz que ainda está festejando a vitória de Lula e dando um tempo para deixar assentar a poeira.

- Se o presidente Lula vai se lembrar de mim, que fui seu líder na Câmara, só ele pode dizer. Em último caso, no limite, volto a ser professor de matemática. Sou professor efetivo do estado, essa função ninguém me tira - diz Luizinho, demonstrando rancor do eleitor que lhe tirou o mandato.

Ângela Guadagnin deve voltar a ser pediatra

Outra que poderá ter de reassumir a profissão original, de médica, é Ângela Guadagnin, braço direito de José Dirceu e dos mensaleiros Petistas no Conselho de Ética.

- Ela deve voltar a atuar como médica pediatra, mas sem deixar de ajudar o governo Lula - diz sua assessoria.