Título: Sigmaringa concorre a vaga no TCU
Autor:
Fonte: O Globo, 12/11/2006, O País, p. 9

Cargo vitalício, com salário de R$23 mil, é alvo de cobiça

BRASÍLIA E RIO. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o deputado sigmaringa Seixas (PT) está na lista de Lula para ocupar a vaga do ministro Adylson Motta, que deixa o Tribunal de Contas da União (TCU) até o fim do ano. O cargo vitalício, com salário de R$23 mil, é motivo de cobiça em Brasília. Sig, como é chamado por Lula e colegas, acompanha o presidente em pescarias e peladas e foi advogado de presos políticos e sindicalistas do ABC paulista nas greves da década de 80. Na quarta-feira, foi um dos que acompanharam Lula na visita a um restaurante de Brasília. sigmaringa jura não pleitear o cargo: diz que prefere voltar à advocacia.

Também companheiro de Lula e ex-defensor de presos políticos, Greenhalgh é cotado para a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, ocupada até ano passado por Nilmário Miranda, desempregado após a derrota na disputa pelo governo de Minas Gerais. O deputado também diz que prefere reassumir sua banca de advocacia.

- Quem fala no meu nome para a secretaria quer me queimar - diz Greenhalgh.

José Eduardo Dutra é cotado para a ANP

Ex-presidente da Petrobras, o candidato derrotado do PT ao Senado por Sergipe, José Eduardo Dutra, pode ser recolocado em outro posto em Brasília. A amigos, tem dito que não gostaria de ser subordinado ao governador eleito de Sergipe, Marcelo Déda (PT), para não estragar a amizade. Os dois são amigos mas, por terem temperamento forte, temem problemas. Se depender de Déda, que tem agora ainda mais prestígio junto ao presidente, Dutra será aproveitado na equipe de Lula. Além de um cargo na Agência Nacional do Petróleo (ANP), ele é lembrado para presidir o PT.

Ex-ministro das Cidades e candidato derrotado ao governo do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra reassume a presidência do diretório regional do PT nos próximos dias.

No Rio, petistas se movimentam para tentar ampliar os espaços na administração federal - hoje, a única representante do estado na Esplanada é a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Cotado no primeiro mandato para assumir a pasta do Planejamento, o deputado Jorge Bittar cobra "reconhecimento" à vitória de Lula no Rio: foram mais de 69% dos votos válidos no segundo turno.

- O Rio merece o carinho que o presidente expressou pelo estado na campanha - diz.

Desde o início da semana, circula um abaixo-assinado reivindicando um cargo para o senador Saturnino Braga, que foi impedido de concorrer à reeleição. Segundo aliados, ele poderia ser indicado ao Ministério da Ciência e Tecnologia ou à presidência do BNDES.

COLABOROU Bernardo Mello Franco