Título: Após quatro anos, Lula decide tirar Sudene do papel
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 12/11/2006, O País, p. 11

BRASÍLIA. após quatro anos sem conseguir cumprir uma de suas principais promessas da campanha de 2002, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu priorizar a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. O sinal verde foi dado por Lula depois de uma avaliação pragmática: a necessidade de um fórum para dar voz ao grupo de governadores nordestinos eleitos em outubro. Quase todos aliados do Palácio do Planalto.

Lula concluiu que precisa fortalecer esses governadores, até mesmo para ter um contraponto institucional a setores da oposição que ainda têm força nos estados do Sul e do Sudeste. O núcleo do governo espera que - diferentemente do perfil mais técnico da antiga Sudene, criada em 1959 pelo economista Celso Furtado - o novo órgão seja mais político.

- É preciso canalizar essa nova força política num órgão como a Sudene. Sua recriação passou a ser uma necessidade - diz o governador eleito de Sergipe, Marcelo Déda (PT).

Lula espera realizar novas ações para o Nordeste com a grife da Sudene. Seria uma forma de trabalhar o eleitorado que ele já conquistou em seu primeiro governo e de dar uma resposta imediata para a região. Isso porque o principal projeto para o Nordeste, a transposição do Rio São Francisco, enfrenta dificuldades para sair do papel, além de não ser consenso entre os estados da região.

- O governo tem disposição para recriar a Sudene porque não há outro caminho para mudar a realidade da região, que hoje tem 30% da população e apenas 16% do PIB. Essa diferença não pode ser alterada apenas pela força de mercado. Precisa de uma ação de governo - afirma o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito.