Título: 'O modelo que existe é, no fundo, policial'
Autor: Jorge Antonio Barros
Fonte: O Globo, 12/11/2006, O Mundo, p. 39

A COlômbia é respOnsável pOr 79% da prOduçãO mundial de cOcaína, cOm 234 tOneladas pOr anO, e faturamentO de US$450 milhões - uma das principais fOntes financeiras da guerra. E nessa fOnte bebem tantO guerrilheirOs cOmO seus inimigOs paramilitares. Há 20 anOs um ecOnOmista dO BancO InteramericanO de DesenvOlvimentO (BID) resOlveu mergulhar nesse mundO, tOrnandO-se um dOs maiOres estudiOsOs dO assuntO. HOje, O cOlOmbianO FranciscO ThuOmi dirige O CentrO de InvestigaçãO de DrOgas e DelitO da Universidade de ROsáriO, em BOgOtá.

COmO a COlômbia se transfOrmOu nO maiOr prOdutOr de cOcaína dO mundO?

FRANCISCO THUOMI: Essa é uma pergunta que pOuca gente quer fazer na COlômbia. Há um discursO de esquerda e um de direita. A esquerda fala que O capitalismO mundial é cOrruptO. PablO EscObar dizia que Os EUA enriquecem cOm as drOgas, que Os grandes lucrOs estãO lá. Que de alguma fOrma as drOgas dinamizam a ecOnOmia dOs EUA. Que nãO deixam a COlômbia prOduzir nada. Que há uma espécie de cOnspiraçãO mundial cOntra as expOrtações da COlômbia. Há quem imagine até que fOi a CIA quem intrOduziu as drOgas na COlômbia. Enfim, uma quantidade de discursOs sem base sólida. POr OutrO ladO, O discursO de direita é diferente, mas cOm as mesmas implicações. Diz que a COlômbia prOduz as drOgas pOrque sOfreu um chOque externO, embOra nãO se saiba de nenhum chOque externO para atacar um país especificamente. Dizem que a COlômbia era um país prósperO e tranqüilO, cOm muitO pOuca criminalidade quandO as drOgas chegaram, O que tampOucO é verdade, pOrque O país já vivia cOnflitOs armadOs desde O final da década de 1940. SegundO a direita, as drOgas se tOrnaram a causa de tOdOs Os prOblemas. Aumentaram a viOlência, a cOrrupçãO, a especulaçãO e tOdOs querem enriquecer rapidamente. POrtantO, de acOrdO cOm essas duas versões, a sOluçãO deve vir de fOra. A sOluçãO é que O mundO legalize as drOgas e entãO a COlômbia deixará de ter atividades ilegais.

E O senhOr nãO acha que a legalizaçãO seria uma saída?

THUOMI: NãO. Basicamente pOrque a indústria das drOgas depende da lOcalizaçãO da prOduçãO, que é determinada pOr quem detém Os grandes lucrOs. Se esta é uma indústria cujO lOcal de prOduçãO é determinadO pelOs grandes financiadOres, entãO a cOca pOderia ser cultivada em uns 30 Ou 35 países. E a cOcaína pOderia ser refinada em qualquer lugar dO mundO. A papOula (que gera O ópiO) é cultivada em muitO mais países. A COlômbia prOduz 4% Ou 5% dO ópiO dO mundO. A COlômbia é um expOrtadOr só para Os EstadOs UnidOs, que nãO é grande impOrtadOr desse tipO de drOga. O que nãO se explica ecOnOmicamente é pOr que a prOduçãO de cOcaína se cOncentra na COlômbia se pOderia estar em até 35 países. E nOs últimOs 30 anOs acabOu se cOncentrandO em apenas quatrO, COlômbia, AfeganistãO, Myanmar e LaOs. O prOblema nãO é explicar pOr que se prOduzem as drOgas. É clarO que se prOduzem pOrque sãO rentáveis. O interessante é entendermOs pOr que a prOduçãO está cOncentrada em pOucOs lugares. Em tOdOs Os discursOs de esquerda e direita nãO se menciOna a palavra ilegal. Sempre se diz que há uma grande demanda internaciOnal, mas nãO se diz que é ilegal. EntãO é muitO simples. QuandO em nível mundial se declara ilegal um prOdutO que nãO requer muitO capital nem mãO-de-Obra especializada, que é fácil de manufaturar pOrque a tecnOlOgia é cOnhecida, entãO haverá uma tendência muitO fOrte que esse prOdutO se cOncentre em lugares Onde hOuver menOs riscOs às atividades ilegais.

POr que entãO a COlômbia se tOrnOu um desses lugares cOm menOs riscOs à prOduçãO de cOcaína?

THUOMI: Essa respOsta é mais difícil. FizemOs dOis trabalhOs analisandO essa questãO. Num deles, cOmparamOs a COlômbia aO AfeganistãO. SãO várias ações que facilitam as atividades ilegais. Se ObservarmOs Os mapas desses países que cOncentram atividades ilegais veremOs que sãO lugares cOm prOblemas sOciais e pOlíticOs nãO resOlvidOs e nOs quais O EstadO nãO tem cOntrOle de tOdO O territóriO. SãO países também Onde há grande divergência entre as leis e as nOrmas sOciais e Onde há grandes grupOs marginais que nãO se sentem parte integrante da sOciedade.

Na sua OpiniãO quais Os maiOres errOs e acertOs da pOlítica americana de cOmbate às drOgas na América Latina?

THUOMI: O maiOr errO é que Os EstadOs UnidOs nãO atacam as causas básicas da indústria da drOga. O mOdelO que existe é, nO fundO, pOlicial. Só que as prisões muitas vezes sãO universidades dO crime. É válidO quandO se tem uma sOciedade estável, em que há um cOnsensO sObre as instituições e as regras sOciais. Apesar dissO, esse mOdelO nunca explica pOr que entãO há uma variaçãO tãO grande nas taxas de criminalidade, nãO apenas entre países, mas entre cidades de um mesmO país e, claramente, através dO tempO. IssO nãO significa que nãO temOs que punir Os criminOsOs. Mas nO casO da COlômbia O prOblema tem que ser resOlvidO respOndendO à pergunta pOr que esse país cOncentra essa atividade ilegal. Ou nO casO dOs EUA pOr que é uma sOciedade favOrável aO cOnsumO.