Título: Lula discute hoje participação do PT no segundo governo
Autor: Cristiane Jungblut e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 20/11/2006, O País, p. 5

BRASÍLIA . Ao final de uma semana de cobranças no PT por mais espaço e atenção, o presidente Luiz Inácio lula da Silva terá hoje a primeira reunião institucional com a direção do partido para discutir como será a relação no segundo mandato e a formação do chamado governo de coalizão.

Na semana passada, lula deixou claro que o PT perderá espaço no segundo governo, ao afirmar que o partido já tem o "cargo mais importante, que é o presidente". Mas os parlamentares petistas reagiram e alguns, como senadora Ideli Salvatti (SC), líder da bancada, não esconderam que o partido quer manter o espaço na nova equipe. O encontro está marcado para o final da manhã de hoje, segundo o presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, que chegou ontem da França.

"Quem discute espaço é arquiteto", diz Garcia

O próprio Marco Aurélio disse ontem que lula deverá receber dirigentes da Executiva do PT, como a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e Walter Pomar. Marco Aurélio minimizou o mal-estar criado com a reunião dos parlamentares na semana passada, afirmando que o PT como um todo não fez pressões nesse sentido.

- Houve apenas manifestações individuais. Mas a conversa será amanhã (hoje) com o presidente. Não está se discutindo espaço, quem discute espaço é arquiteto. Vamos discutir que tipo de relação vamos ter - disse Marco Aurélio.

- Essa será a primeira reunião, por isso não estará se levando uma pauta definida - acrescentou Maria do Rosário.