Título: Petistas cobram mais atenção de Lula
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 14/11/2006, O País, p. 3

Líderes do partido insistem em brigar por mais espaço no novo governo

BRASÍLIA. Os líderes do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), e na Câmara, Henrique Fontana (RS), em momentos diferentes cobraram ontem mais atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Petistas. Em tempos de reforma ministerial, a disciplinada Ideli abandonou a retranca para cerrar fileiras junto aos Petistas que reivindicam mais espaço para o partido no segundo mandato de Lula.

Ideli pleiteou a manutenção do posto de líder do governo no Senado para o PT, além de cobrar que Lula atenda os senadores. Ela pediu uma audiência com o presidente:

- Queremos que ele nos coloque na agenda. Em quase quatro anos, o presidente esteve uma única vez com a bancada do PT, em dezembro de 2004, num jantar na casa de Aloizio Mercadante (então líder do governo na Casa).

A cobrança foi apoiada na Câmara por Fontana. Ele alertou que o governo Lula, no segundo mandato, tem de evitar erros do primeiro, como a falta de comunicação com partidos da base e o PT. Fontana pediu diálogo permanente com a bancada:

- O presidente tem de ter tempo maior para ouvir a base e ter diálogo melhor com o Congresso. O governo tem que aprender com os erros efetivos do primeiro mandato. Na relação com a imprensa, tem de haver diálogo permanente, com entrevistas mais freqüentes.

Ideli pede mais contato do presidente com senadores

Ideli observou que a principal reclamação "do pessoal do Senado" é a falta de comunicação do presidente:

- O Senado tem constituição diferente da Câmara e o presidente não dá o tratamento necessário para colaborar com o arrefecimento das crises. Bastaria um telefonema que metade das crises estaria resolvida. Outros presidentes faziam isso e espero que ele também o faça agora.

Ideli e Fontana externaram a insatisfação das bancadas do PT no Congresso. Na semana passada, os Petistas no Senado reivindicaram que a liderança do governo na Casa, exercida por Mercadante até julho e agora a cargo de Romero Jucá (PMDB-RR), seja devolvida à legenda. E já têm nome para apresentar ao governo: Tião Viana, reeleito pelo Acre, vice-presidente do Senado e ex-líder da bancada.

Na Câmara, a bancada petista informou que brigará por espaço, contrariando a posição já manifestada por Lula de que o PT não cause problemas. Ideli deixou escapar que há temor de que os peemedebistas não se contentem com pouco espaço.

- O PMDB terá espaço. Mas não se pode deixar as coisas muito frouxas.

COLABOROU Maria Lima