Título: Lula repete gafe de Reagan no Brasil
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 14/11/2006, O País, p. 8

Emílio Odebrecht e Crivella na comitiva

CIUDAD GUAYANA, Venezuela. No início de seu discurso, o presidente Lula cometeu ontem uma gafe e confundiu a Venezuela com a Bolívia, sendo corrigido pelo tradutor.

- Homens e mulheres da Bolívia - disse Lula, ao cumprimentar o público.

- Hombres e mujeres de Bolívia - disse o tradutor, corrigindo em seguida: - De Venezuela.

- Da Venezuela - repetiu Lula.

A transcrição do discurso, distribuída à imprensa pelo Planalto, omitiu a gafe. Lula repetiu o erro do então presidente dos EUA, Ronaldo Reagan, em visita ao Brasil em 1982. Ao discursar num banquete, Reagan propôs um brinde ao "povo da Bolívia".

A inauguração da ponte foi um ato de campanha do presidente Hugo Chávez, que disputa a reeleição em 3 de dezembro. Milhares de correligionários de Chávez, com camisas vermelhas e gritando palavras de ordem, congestionaram o acesso à ponte, impedindo a passagem da comitiva brasileira.

Com exceção de Lula e ministros, convidados brasileiros tiveram que andar por dois quilômetros sob o forte sol. Para chegar às margens do rio e saudar Chávez, os eleitores foram de ônibus, de caminhão e em seus carros particulares, enfrentando um longo engarrafamento. Muitos seguiram a pé, usando bonés vermelhos e marchando ao ritmo de palavras de ordem da campanha à reeleição.

Integrantes da comitiva brasileira, como o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (sem partido), o governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o senador Marcelo Crivella (PRB) e o empresário Emílio Odebrecht, dono da empreiteira que construiu a ponte sobre o Rio Orinoco, se misturaram aos eleitores de Chávez.

Maggi ficou impressionado com a liberalidade da legislação eleitoral venezuelana:

- Se o Ministério Público Federal do Brasil estivesse aqui, Chávez estaria inelegível por 300 anos. A inauguração foi adiada por quatro meses para que Lula pudesse ser o convidado de honra. Ele estava impedido de participar de atos desse tipo por causa da eleição no Brasil. A ponte custou US$1,2 bilhão. Quase um terço da obra foi financiada pelo Banco do Brasil. Depois da inauguração, Lula e Chávez foram ao campo petrolífero de Carabobo, onde inspecionaram uma sonda de extração de petróleo.