Título: 'Lula não diria isso no Brasil'
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 14/11/2006, O País, p. 8

O discurso em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a oposição ao venezuelano Hugo Chávez à que enfrenta no Brasil reavivou o clima de radicalização que marcou o fim da campanha da reeleição. Essa é a avaliação do cientista político Antonio Carlos Peixoto, especialista em relações internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Para ele, Lula reeditou um tom abandonado depois da vitória nas urnas.

- Esse discurso não é coerente com o que ele adotou após a reeleição, quando abandonou a retórica de combate e anunciou que estenderia as duas mãos para a oposição. Lula seguramente não faria esse discurso no Brasil - avalia Peixoto, que atribui o tom utilizado pelo presidente a um "momento de euforia".

De acordo com o professor, a correlação de forças políticas na Venezuela, onde Chávez enfrenta uma oposição agressiva e sistemática, é diferente da brasileira.

- Mesmo reeleito sem sustos, Lula terá que negociar muito no Congresso com a oposição e com os setores do PMDB que devem se incorporar à base do governo - diz.

Peixoto também aponta diferenças entre o relacionamento de Chávez com a imprensa venezuelana e o de Lula com a brasileira.

- As relações de Chávez com a imprensa sempre foram ruins. Lula teve boa acolhida até o escândalo do mensalão. Ele só pode dizer que sofreu discriminação das elites quando se apresentava como líder de um PT radical, nos anos 80 - avalia.

Coordenador do programa de pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), o historiador Bernardo Kocher também discorda da comparação de Lula entre as oposições brasileira e venezuelana.

- Quem criou mais dificuldades a Lula na campanha da reeleição foi o próprio PT. Ele não pode reclamar disso - afirma.

Segundo Kocher, os dois presidentes trilharam caminhos distintos na composição de maiorias no Parlamento.

- Chávez promoveu uma ruptura com a elite que comandava a Venezuela há décadas. Isso não aconteceu no Brasil. Lula se aliou ao PTB, ao PL, ao PP e a setores do PMDB que apoiaram Fernando Henrique - lembra o historiador, antes de apontar semelhanças entre Chávez e Lula. - Ambos fazem oposição ao neoliberalismo, mas não mudaram a estrutura econômica de seus países: apenas promoveram políticas agressivas de transferência de renda para os mais pobres.