Título: Jornalista americano chama ministro de dissimulado
Autor:
Fonte: O Globo, 14/11/2006, O País, p. 11

Joe Sharkey diz que "não há desculpas" para deter pilotos

O Jornalista americano Joe Sharkey, um dos sete passageiros do jato Legacy que se chocou com o Boeing 737 da Gol no dia 29 de setembro, no acidente em que morreram os 154 ocupantes do avião que havia saído de Manaus, disse em seu blog que o ministro da Defesa, Waldir Pires, é dissimulado e que ele "não tem mais desculpas" para manter os dois pilotos do jato executivo, os americanos Joe Lepore e Jan Paladino, detidos no país "enquanto as investigações secretas continuam".

As críticas de Sharkey estão num comentário postado anteontem em seu blog, intitulado "O circo aéreo do Monty Phyton", referência ao grupo de humoristas ingleses. "Havia fortes rumores na última semana de que os dois pilotos americanos que estão sendo mantidos no Brasil após a colisão no ar, no dia 29 de setembro, sobre a Amazônia, na qual morreram 154, seriam libertados esta semana. A razão para isso é que a Força Aérea Brasileira e seu chefe, o dissimulado ministro da Defesa Waldir Pires, não tem mais desculpas para deter os dois pilotos enquanto a investigação secreta continua. A Força Aérea é responsável pelo controle do tráfego aéreo assim como pela INVESTIGAÇÃO de acidentes com aviões", diz o texto.

Num post de ontem, Sharkey critica comentários feitos pelo advogado de um grupo de 40 famílias das vítimas, que acusou os pilotos de estarem fazendo piruetas com o Legacy no momento do acidente. "O advogado americano Manuel von Ribbeck (...) disse a repórteres brasileiros que "tem evidências suficientes para provar que os pilotos americanos faziam manobras arriscadas sobre a floresta tropical amazônica para exibição"." O Jornalista americano afirma que os pilotos não fizeram piruetas e também ataca o advogado por ter afirmado que, em sua reportagem no "New York Times", Sharkey foi "simpático aos pilotos e critico das autoridades brasileiras e do gerenciamento do espaço aéreo do país". Ele esclarece que seu blog não é ligado ao "NYT" e que é apenas colaborador do jornal.

O Ministério da Defesa não quis comentar o texto do Jornalista americano, e limitou-se a informar que a decisão de reter os passaportes dos pilotos americanos foi da Justiça e que o ministro Waldir Pires não teve participação nesse assunto.