Título: Itamar faz prefeito de Juiz de Fora recusar presídio
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 17/11/2006, O País, p. 8

Para ex-presidente, penitenciária federal não traria avanço

BRASÍLIA. Contrário à construção de uma penitenciária federal de segurança máxima em Juiz de Fora (MG), seu berço político, o ex-presidente da República itamar Franco convenceu o prefeito da cidade, Alberto Bejani (PTB), a desistir da instalação de uma unidade no município. Bejani estava em negociação com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e a área já estava até escolhida.

A desistência foi recebida ontem com surpresa pelo Depen, que ainda não foi comunicado oficialmente da decisão do prefeito, tido como um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT apoiou a eleição do petebista há dois anos.

Ex-inimigos, ex-presidente e prefeito agora têm sintonia

Bejani anunciou o recuo em relação ao presídio num evento na última terça-feira, que contou também com a presença de itamar. O diálogo e a sintonia entre os dois surpreenderam. Até quatro dias atrás, Bejani e itamar eram arquiinimigos políticos. O prefeito passou a campanha presidencial atacando itamar, que apoiou Geraldo Alckmin (PSDB), derrotado na cidade. Lula teve 70% dos votos da cidade no segundo turno.

itamar afirmou que Juiz de Fora é uma cidade pacata e que um presídio mudaria a rotina dos moradores. A penitenciária é para abrigar presos de alto periculosidade.

- Juiz de Fora é uma cidade pacata e seria desnecessária a vinda desse presídio para cá. Disse ao prefeito que a cidade precisa se modernizar. E essa obra não representaria nenhum avanço - disse itamar.

O ex-presidente afirmou ainda que a cidade precisa de investimentos "cibernéticos e de paisagismo". Bejani contou que, antes de tomar sua decisão, decidiu consultar itamar.

- Conversei com o itamar e está definitivamente fora de cogitação a construção do presídio federal na cidade. Na quinta-feira (ontem) enviarei um ofício ao ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), para agradecer a escolha de Juiz de Fora e recusar a vinda do presídio - disse Bejani, que não enviou comunicado algum ontem a Bastos, segundo assessoria do ministério.

O diretor do Sistema Penitenciário Nacional, Wilson Damázio, do Depen, já havia ido a Juiz de Fora e, com o prefeito, vistoriou um terreno na BR-040, a 20 quilômetros da cidade, em frente a um posto da Polícia Rodoviária Federal. O ministério dava como certo que a cidade mineira abrigaria a quinta penitenciária federal e a primeira localizada no Sudeste.

Até agora, foi inaugurada apenas uma unidade, em Catanduvas (PR), em funcionamento. A penitenciária de Campo Grande (MS) está concluída e sua inauguração deve ocorrer ainda este ano. As outras duas, em Mossoró (RN) e Porto Velho (RO), terão as obras iniciadas somente em 2007. Cada penitenciária tem o custo de R$20 milhões e a capacidade para 208 presos.

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), não disse ser contra ou a favor da construção do presídio. Em nota divulgada na semana passada, afirmou que a decisão caberia ao prefeito. Mas, para tomar sua decisão, Bejani conversou com o secretário de Governo do Estado, Danilo de Castro. itamar tentou minimizar sua influência na decisão do prefeito.

- Foi uma decisão dele - disse itamar.