Título: Meirelles: função de goleiro não é fazer gols
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 14/11/2006, Economia, p. 22

Presidente do BC rebate críticas

SÃO PAULO. Durante evento em que foi criticado pela manutenção de uma política econômica restritiva, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse ontem a empresários que os juros são altos no Brasil, entre outras razões, porque a inflação "ainda é instável". Ele acrescentou que a pressão para que o BC acelere a redução da Taxa Selic provocaria, em si, maior instabilidade, porque o mercado ficaria em dúvida sobre em que índice de inflação apostar a longo prazo.

- Temos uma história de inflação instável. E esse falatório sobre os juros é tão grande que não sobra tempo para falar (sobre os motivos) da inflação. No momento em que existe uma desconfiança do compromisso da sociedade com inflação baixa, a taxa de juros fundamentalmente fica alta - disse Meirelles, no terceiro evento público em São Paulo desde a semana passada.

Ele fez uma analogia entre o trabalho do BC e do governo para acelerar o crescimento da economia e o desempenho de um time de futebol que não leva gols, mas também não faz. Para ele, o BC não deve abdicar do papel de manter a inflação sob controle.

- A frustração (pela falta de gols, ou, no caso, de crescimento) será mal expressa se o goleiro começar a ser cobrado por não estar fazendo gols. E ele (o goleiro) vai começar a sofrer pressão para abandonar sua posição para fazer um gol. Em resumo, precisamos ter com clareza a definição de prioridades - disse Meirelles.

Apesar das sinalizações já dadas pelo presidente Lula de que gostaria de mantê-lo em seu governo, Meirelles manteve ontem um comportamento discreto sobre se continuará à frente do BC:

- Como banqueiro central, uma das coisas que aprendi é tomar as decisões no momento adequado.

O dólar comercial subiu pelo segundo dia consecutivo e fechou a R$2,17, seguindo a valorização da moeda americana no mercado internacional. Um leilão de compra do BC e o recuo da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) também contribuíram para a valorização de 0,84%. O Ibovespa encerrou em queda de 0,28%, afetado pelo desempenho dos preços de commodities como petróleo - a cotação do barril cedeu 1,43% em Londres e 1,59% em Nova York.

(*) Com Globo Online