Título: Alívio com informação de que morte foi rápida
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 17/11/2006, O País, p. 9

BRASÍLIA. A informação de que o Boeing da Gol começou a se desintegrar momentos depois do choque com o jato Legacy pôs fim à agonia dos parentes das vítimas. Até ontem, eles aguardavam uma confirmação oficial sobre as circunstâncias do acidente que resultou na morte de 154 pessoas. Pairava a apreensão de que seus parentes tivessem sofrido por muito tempo até o Boeing cair na selva amazônica em Mato Grosso, no dia 29 de setembro.

- Surpreendeu-me saber que o Boeing caiu em parafuso e desmontou durante a queda. Nossa maior agonia era saber como morreram nossos parentes. Agora, sabemos que foi rápido. As pessoas não sentiram dor e não sofreram por muito tempo. Isso já é um alento - disse Jorge Cavalcante, que perdeu um sobrinho.

Apesar do alívio, Cavalcante disse que restaram muitas dúvidas sobre o episódio. Ele cobrou da Aeronáutica que a versão dos controladores de vôo fosse considerada na investigação. Para ele, saber do acidente sob essa ótica pode contribuir para a melhoria das condições de tráfego aéreo no Brasil.

- Queremos que eles se manifestem para ajudar a melhorar a nossa aviação - pediu.

A comissão de investigação prometeu aos familiares fazer reuniões periódicas para apresentar ao grupo resultados preliminares da investigação.

--------------------------------------------------------------------------------