Título: Infraero muda cálculo de atraso de vôo
Autor: Henrique Gomes Batista e Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 17/11/2006, Economia, p. 29

Por apelo dos militares, divulgação agora seria só a partir de 30 minutos

BRASÍLIA e RIO. Pelo menos oficialmente, os números de atrasos de vôos deverão diminuir. A Infraero informou ontem que agora só passará a divulgar os atrasos superiores a 30 minutos. A nova metodologia vai ser usada a partir de hoje por apelo dos militares, que ponderam que atrasos de até 30 minutos são aceitáveis em todo o mundo. Até ontem, eram considerados atrasos de 15 minutos ou mais.

O índice de atrasos de vôos caiu ontem em todo o Brasil, embora ainda esteja longe da normalidade. Até as 19h, foram 249 pousos e decolagens com problemas, 18,3% do total - no feriado, os atrasos chegaram a 50% do total. O tempo médio dos atrasos também caiu, de duas para menos de uma hora. Isso porque os controladores voltaram a autorizar pousos e decolagens num intervalo de tempo inferior a 20 minutos.

Se a nova metodologia já estivesse em vigor, o total de atrasos nos vôos ontem, em vez de 18%, teria sido de apenas 3% a 5%, calcula a Infraero.

- Agora, com o fim do confinamento dos controladores (decidido na terça-feira e abandonado cerca de 24 horas depois pela Aeronáutica), temos condições de trabalhar. Mas não estamos livres de problemas. Acredito que domingo será uma prova de fogo para o setor - afirmou o presidente da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro, Jorge Nunes Oliveira, referindo-se a um dia para o qual é esperado forte fluxo de aeronaves.

Outra vitória dos controladores foi a assinatura, ontem, de contrato de trabalho entre o Comando da Aeronáutica e 17 ex-controladores. Destes, seis começam o treinamento hoje. Não há previsão de quando eles começam a trabalhar, mas é um passo no sentido de aumentar o efetivo.

O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, disse ontem que a Varig se comprometeu a ceder, em caráter emergencial, os espaços e balcões que não estão sendo utilizados pela companhia nos principais aeroportos do país para uso de outras empresas. A medida, de acordo com Pereira, visa a desafogar o tráfego de passageiros, sobretudo no período de alta temporada. Segundo o presidente da Infraero, não se trata de licitação e, passado o período crítico, os espaços e balcões serão devolvidos à Varig. O pedido da Infraero foi feito ontem, em audiência no Tribunal de Justiça do Rio, onde foram discutidas questões relacionadas à liberação de homologações para que a VRG (Nova Varig) possa operar como empresa de transporte aéreo regular.

Autorização para Nova Varig deve sair em dezembro

Também durante a audiência, que contou com a presença do secretário-geral da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Henrique Augusto Gabriel, advogados da antiga e da Nova Varig e os juízes que acompanham o processo, ficou acertado que a VRG tem até o próximo dia 24 para apresentar documentos pendentes. Se a Varig cumprir as exigências, a Anac terá dez dias para avaliar a documentação.

Gabriel disse ainda que o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) poderá ser concedido à Nova Varig no início de dezembro.