Título: Jorge Viana pode ser o novo articulador político de Lula
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 15/11/2006, O País, p. 5

Sarney é obstáculo à escolha do governador do Acre

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode mudar a coordenação política de seu governo para o segundo mandato. O governador do Acre, Jorge Viana, está contornando algumas arestas políticas para se habilitar a ocupar o Ministério das Relações Institucionais, substituindo o ministro Tarso Genro, que seria deslocado para uma outra pasta do governo. Um dos petistas mais leais ao presidente Lula, Jorge Viana está tentando superar os problemas que criou na campanha eleitoral, quando se indispôs com o senador reeleito José Sarney (PMDB-AP). Só assim deve se credenciar para o cargo junto ao PMDB, que tem as maiores bancadas nas duas Casas e a presidência do Senado.

Renan tenta ajudar petista a superar divergências

Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu em seu gabinete o ex-líder do PT no Senado Tião Viana (AC), irmão de Jorge Viana, para pedir sua ajuda para vencer os obstáculos no PMDB e viabilizar a escolha do novo articulador político. À tarde, entre 13h e 16h, segundo integrantes do governo, o próprio Jorge Viana teria ido até Renan para pedir que este faça o meio de campo com José Sarney. O presidente Lula quer Jorge Viana no governo, cuidando das relações do Executivo com o Congresso, mas, para que ele possa exercer bem a função, é preciso que se entenda com Sarney. O senador peemedebista não veta a escolha de Viana, mas não tem, no momento, qualquer simpatia pelo nome do petista. No meio da campanha eleitoral, os irmãos Viana, Jorge e Tião, foram até o Amapá pedir votos para os candidatos do PSB ao governo, João Capiberibe, e ao Senado, Cristina Almeida. Os socialistas são os maiores adversários políticos de Sarney, e Cristina Almeida deu muito trabalho para que o senador conseguisse sua reeleição. No segundo turno, estimulado pelos petistas, Capiberibe fez questão de viajar até o Maranhão para pedir votos para o trabalhista Jackson Lago, que derrotou a filha de Sarney, a senadora Roseana Sarney (PFL), que teve o apoio do presidente Lula, inclusive em comícios. O presidente Lula está inclinado a fazer Jorge Viana seu coordenador político devido às suas boas relações e capacidade de diálogo com os partidos de oposição, característica que será fundamental caso o governo decida promover reformas constitucionais nas áreas trabalhista, da Previdência e do sistema político.

Ex-governador tinha boas relações com FH

Além disso, Jorge Viana, por ter sido muito criticado no passado pelo PT, por causa de suas boas relações administrativas como governador do Acre com o presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, estaria menos sujeito às pressões petistas e, portanto, mais apto a ajudar a administrar um governo de coalizão.