Título: Empresas ignoram o Procon
Autor: Henrique Gomes , Alan Gripp e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 15/11/2006, Economia, p. 31

SÃO PAULO e RIO. Não surtiu efeito a pressão do Procon-SP para que as companhias aéreas apresentassem um plano de emergência para os feriados de hoje e segunda-feira. O Procon queria, por exemplo, que as companhias oferecessem linhas telefônicas nas salas de embarque já a partir da primeira hora de atraso, além de reservas prévias em hotéis. O máximo que conseguiu foi a promessa de deslocarem mais funcionários para ampliar as informações. O Procon conseguiu o compromisso das Empresas de analisar caso a caso os pedidos de ressarcimento e reembolsar aqueles que tiverem danos comprovados. O órgão vai entrar com ação civil pública com o Ministério Público (MP) contra setores do governo que operam o sistema aéreo (como Anac, Infraero e Defesa). A TAM criou um canal direto para pedidos de ressarcimento, pelo telefone 0800123200 ou pelo site www.tam.com.br. A Gol não informou os procedimentos. A Varig colocou à disposição o e-mail relacionamento.cliente@varig.com e o telefone 4003 7000