Título: Tendência do PT ataca mídia
Autor: Adriana Vasconcelos e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 18/11/2006, O País, p. 4

Documento petista reclama do tratamento da imprensa

BRASÍLIA. O Movimento PT, tendência do partido da qual fazem parte a vice-presidente Maria do Rosário (RS) e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), elaborou um documento interno - "Lula de novo, com a força do povo e do PT"- que aponta a mídia como uma das derrotadas nas eleições, ao lado das elites e da oposição.

"Derrotada, a grande mídia, a direita liberal conservadora e as elites econômicas jogam, literalmente, a favor da perspectiva monetarista", diz um trecho do documento. "Nos momentos mais difíceis destas eleições, a população mais humilde é que foi às ruas defender Lula e formar opinião contrária àqueles que se julgavam porta-vozes da opinião pública, especialmente a grande imprensa".

O texto, ainda sem versão final, reclama do tratamento que o PT recebe da imprensa: "Não podemos aceitar a maneira como estamos sendo tratados pela mídia e pelos parlamentares de oposição - com suas falsas virtudes - que ocupam, diariamente, os espaços nobres do rádio e da TV e as sessões televisadas da Câmara e do Senado para nos atacar".

- Esta é a nossa opinião. A linha pitbull da mídia foi derrotada. Não é uma crítica a ser generalizada, mas esperamos que todos tenham uma visão mais equilibrada agora - disse Maria do Rosário.

Chinaglia se negou a comentar, alegando que não participou da redação e nem do debate. O deputado eleito Geraldo Magela (DF) disse que a posição oficial só será fechada na sexta-feira.