Título: Oposicionistas do PMDB propõem apoio a Lula
Autor: Cristiane Jungblut e Andréa Leonora
Fonte: O Globo, 18/11/2006, O País, p. 8

Governadores da ala não-governista reúnem-se em Florianópolis e pedem que partido "dê suporte à governabilidade"

BRASÍLIA E FLORIANÓPOLIS. Os governadores do PMDB da ala não-governista defenderam ontem o apoio do partido ao governo no Congresso. Reunidos em Florianópolis, os governadores Luiz Henrique da Silveira (reeleito em Santa Catarina), Roberto Requião (reeleito no Paraná), André Puccinelli (eleito em Mato Grosso do Sul) e Germano Rigotto (que perdeu a eleição no Rio Grande do Sul) divulgaram nota em que manifestam "o desejo de que o PMDB dê suporte à governabilidade" e participe da base do governo no Congresso.

Também assina a nota o presidente do partido, Michel Temer, que apoiou o tucano Geraldo Alckmin na eleição presidencial. Por pressão do Planalto, faltaram ao encontro em Florianópolis os governadores Sérgio Cabral Filho (RJ), Eduardo Braga (AM), Paulo Hartung (ES) e Marcelo Miranda (TO).

"Desejamos que a coalizão política se dê com o PMDB"

Ao divulgar a decisão, após duas horas de reunião, os governadores disseram que o partido quer determinar os cargos que deseja ocupar no próximo governo, mas que põe os nomes de líderes do PMDB à disposição de Lula.

- O PMDB quer co-responsabilizar-se principalmente com as políticas públicas do governo federal. Desejamos que a coalizão política se dê fundamentalmente com o PMDB - afirmou Temer, que semana que vem tem encontro marcado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O documento aprovado afirma que a governabilidade deverá ter "base na retomada do desenvolvimento nacional" e num novo pacto federativo "que viabilize estados e municípios para a geração de emprego, a elevação da renda e a inclusão social". Em outro trecho, afirma que devem ser criadas as condições para as reformas política e tributária já em 2007. Eles defenderam ainda "um relacionamento institucional" com o governo, "participando, dentro desses parâmetros, de sua base de sustentação no Congresso."

Temer voltou a defender a proporcionalidade para que as presidências da Câmara e do Senado fiquem com o PMDB:

- Temos o direito de postular essas presidências e vamos fazer isso.

Lula terá encontro com governadores aliados

Lula terá um encontro com governadores aliados na próxima semana, em Brasília. A reunião está sendo organizada pelos governadores eleitos da Bahia, Jaques Wagner, e de Sergipe, Marcelo Déda, ambos do PT. Também na semana que vem, Lula inicia os encontros institucionais com os partidos, inclusive com o PMDB, segundo o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. Até agora, Lula vinha conversando com pessoas dos partidos aliados com quem tem mais afinidade.

Lula irá como convidado à reunião com os 18 governadores aliados. O encontro com os 27 governadores, que ele anunciou após a eleição, será em janeiro. Mas Lula deverá, ainda este ano, reunir-se com os governadores da oposição.

O presidente disse ontem aos senadores do PMDB José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) que quer abrir o diálogo com a oposição. E que vai procurar o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE).

(*) Especial para O GLOBO