Título: Em Salvador, discrepância maior
Autor: Cássia Almeida e Heliana Frazão
Fonte: O Globo, 18/11/2006, Economia, p. 33

Brancos ganham bEm mais e superam até realidade Em SP

A Região Metropolitana de salvador sobressaiu no levantamento feito pelo IBGE, divulgado ontEm. Apesar de concentrar 82,1% de pretos e pardos na população Em idade ativa (com 10 anos ou mais), tEm a maior distância na taxa de desEmprego entre negros e brancos. São 6,3 pontos percentuais de diferença, enquanto a média é de 3,2 pontos. Da força de trabalho formada por pretos e pardos, 14,7% estão desEmpregados.

Na renda domiciliar per capita, a distância Em território baiano é gritante. As famílias brancas ganham quase três vezes mais que as negras. A Empresária branca Tereza Margareth Libório Cardoso teve acesso aos melhores colégios da região e mais tarde na capital, salvador. Cursou Administração de Empresas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e concluiu um curso avançado de Inglês.

- Tudo o que eu e meu marido conseguimos construir é fruto de muito trabalho, mas a educação primorosa que recebEmos foi decisiva para sucesso profissional - diz Margareth, dona de um restaurante e um buffet Em salvador.

A doméstica negra Teresa Pereira dos Santos não teve a mesma sorte. Jamais foi matriculada Em uma escola - ainda hoje é analfabeta - e era tratada como Empregada pelos padrinhos, que nada lhe pagava.

- Somos pobres, mas acho que meus filhos estão no lucro, não tiveram que virar lixo como eu. Tiveram pai e mãe, têm uma casa, e podEm estudar. (C.A e H.F.)