Título: FERNANDO HENRIQUE DIZ NÃO A ENCONTRO COM LULA
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 21/11/2006, O País, p. 4

Tucano afirma que não há o que conversar

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse não estar disposto a se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir o futuro do país e a retomada do crescimento em ritmo superior. Em entrevista à Rádio CBN no sábado, o tucano afirmou que durante os quatro anos do primeiro mandato de Lula não foi convidado para conversar e que no momento não há motivos para encontrar o petista. Em conversa com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) no sábado, durante a viagem a Campo Grande para o enterro do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), morto de câncer, Lula declarou a pretensão de conversar com Fernando Henrique.

- O presidente Lula esteve quatro anos no governo e nunca me convidou para conversar. Mesmo depois daquela transição tão suave que nós fizemos, tão favorável ao Brasil. Nunca. Ele só me telefonou uma vez para saber se eu queria ir com ele ao enterro do Papa e eu fui. Agora conversar o quê? Ele ganhou a eleição e tem que conversar primeiro com o pessoal dele que está brigando por cargo. Só pode conversar quando tiver uma proposta para o Brasil e a conversa é com o Congresso, não precisa tomar cafezinho. Ele perdeu quatro anos sem convidar ninguém, nem para um gesto de amabilidade - ponderou o ex-presidente.

O ex-presidente afirmou que, diferentemente do PT, o PSDB vai fazer uma oposição responsável, visando "uma mudança profunda" no país.