Título: TARSO DEFENDE DEBATE SOBRE FIM DA REELEIÇÃO
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 21/11/2006, O País, p. 4

Na OAB, ministro diz que reforma política deve ser feita no primeiro semestre de 2007

BRASÍLIA. Depois de reunião na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que a reforma política precisa ser aprovada no primeiro semestre de 2007, porque, se ficar para depois, será contaminada pelas eleições municipais de 2008 e não entrará mais na pauta do Congresso. Para Tarso, além dos temas recorrentes - fidelidade partidária, financiamento público das campanhas e voto em lista -, o fim da reeleição para prefeito, governador e presidente da República deve constar da reforma:

- Se ela (reforma) não for feita no primeiro semestre na próxima legislatura, dificilmente será feita até as eleições municipais, porque os parlamentares começam a se preparar e a partidarização do debate fica mais aguda. Temos que procurar criar uma hegemonia de consenso para ver se conseguimos fazer no primeiro semestre.

Esta foi a primeira visita do ministro à OAB desde que o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi discutido pela entidade. Tanto o ministro quanto o presidente da OAB, Roberto Busato, disseram que o assunto é passado.

- Eu nem me lembrava desse assunto - desconversou Tarso.

Busato concorda com discussão sobre reeleição

Tarso e Busato concordaram que o fim da reeleição deve ser considerado no debate da reforma política. Busato disse que a reeleição é um instituto mal resolvido, pois na campanha a figura do presidente se mistura com a do candidato.

- No que depender do governo a reeleição pode e deve ser discutida - disse Tarso.