Título: OAB-RJ ELEGE HOJE O NOVO PRESIDENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 21/11/2006, Rio, p. 16

Cem mil advogados devem votar; duas chapas concorrem à eleição no estado

Cerca de cem mil advogados elegem hoje os novos presidentes da OAB-RJ e de 56 subseções no estado. Duas chapas concorrem à presidência: a oposicionista Nova OAB, liderada por Wadih Damous, atual presidente do sindicato dos advogados; e a chapa Azul, da situação, com a atual vice da OAB-RJ, Carmen Fontenelle. Caso vença, a OAB-RJ terá uma mulher na presidência pela primeira vez.

Na reta final de uma acirrada campanha, a oposição conseguiu liminar da 27ª Vara Federal para obrigar a comissão eleitoral da OAB a requisitar ao TRE urnas eletrônicas para todo o estado e não apenas para a capital. O objetivo, segundo a chapa Nova OAB, é garantir a lisura das eleições.

Uma das brigas é sobre a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), que estaria passando por uma situação crítica, com altos preços cobrados aos associados e a baixa qualidade nos serviços prestados. Além de enfrentar ações indenizatórias e por garantias de direitos, a CAARJ já não estaria oferecendo proteção aos associados. Para completar a briga, foi aberto inquérito policial na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, a pedido da própria entidade. O valor de R$1,5 milhão consta da notícia-crime firmada pelo advogado Ubiratan Guedes, contratado pela CAARJ.

Formada há 25 anos pela Uerj e especialista em direito de família, Carmen, de 47 anos, é neta, filha e irmã de advogados. Segundo o Instituto de Pesquisa GPP, ela possui 15 pontos de vantagem sobre o concorrente. Carmen é uma militante há 25 anos em comissões da OAB.

Damous é advogado, presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, militante nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Administrativo, bacharel pela Uerj e mestre em Direito Constitucional e do Estado pela PUC. É o autor do livro "Medidas Provisórias no Brasil: Origem, Evolução e Novo Regime Constitucional", da editora Lumen Juris.