Título: COMIDA DO FOME ZERO À VENDA NO PARÁ
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 22/11/2006, O País, p. 3

Mercado de Tucuruí vendia meia tonelada de açúcar e fubá de milho

BELÉM. Cerca de 500 quilos de alimentos que seriam destinados ao programa Fome Zero, do governo federal, foram apreendidos ontem depois de serem encontrados à venda em um pequeno supermercado da periferia do município de Tucuruí, no Pará. Entre os alimentos havia sacas de açúcar e fubá de milho. O caso foi descoberto graças a uma denúncia anônima recebida pela Polícia Civil. O dono do supermercado, Laércio Fonseca, ainda não foi localizado.

O produto foi estocado na sede da delegacia de Polícia Civil de Tucuruí, à espera da chegada de agentes da Superintendência da Polícia Federal no Pará, que iniciarão as investigações sobre o desvio dos alimentos. Os alimentos seriam distribuídos entre famílias de um acampamento sem-terra nas proximidades de Tucuruí.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Pará informou que a distribuição é feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Marabá aos líderes sem-terra, que repassam o produto às famílias.

Em nota oficial, o Incra informou também que o caso será investigado. "A Ouvidoria Agrária Regional e o gabinete da Superintendência Regional do Incra devem encaminhar denúncia formal ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para apurar possível irregularidade tão logo esteja de posse do boletim de ocorrência da delegacia de Tucuruí", diz a nota divulgada pelo órgão.