Título: PETISTAS DO RIO COBRAM PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 22/11/2006, O País, p. 8

Presidente regional do partido diz que o estado está mal representado no Ministério de Lula

O discurso é o mesmo do primeiro mandato: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não retribui o carinho do povo fluminense na hora de compor o governo. Com essas palavras, dirigentes do PT fluminense embarcam neste fim de semana para São Paulo, onde o partido realiza a reunião do Diretório Nacional. O objetivo: ampliar os espaços de políticos do estado na administração federal a partir de janeiro.

O presidente regional do PT, Alberto Cantalice, lembrou que, no segundo turno, Lula recebeu mais de 69% dos votos válidos no estado. Segundo ele, o apoio maciço precisa ser levado em conta na reforma ministerial, que o presidente anunciou que só fará no início de 2007.

- O Rio está subrepresentado no governo, tanto no Ministério como em outros órgãos da administração federal. Queremos rever isso. O Rio é um estado muito importante, e o presidente teve uma votação excelente aqui - disse.

Na próxima segunda-feira, depois de cobrar as nomeações em São Paulo, Cantalice vai se reunir com os deputados eleitos pelo partido no estado: Edson Santos, Jorge Bittar, Luiz Sérgio, Cida Diogo, Chico D'Angelo e Carlos Santana. Segundo o dirigente, os seis têm "perfeitas condições" de integrar o primeiro escalão do governo. Ele também citou o senador Saturnino Braga, que não tentou a reeleição este ano.

No primeiro mandato de Lula, Bittar foi cotado para assumir a pasta do Planejamento, mas não conseguiu a nomeação. A ex-governadora Benedita da Silva ocupou o extinto Ministério da Ação Social, mas foi demitida após viajar com recursos públicos para um encontro religioso em Buenos Aires. Hoje, a única representante do PT fluminense na Esplanada é a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.