Título: BERZOINI CONTINUARÁ FORA DO COMANDO
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 22/11/2006, O País, p. 8

Encontro do PT no sábado contará com a presença de Lula

BRASÍLIA. O presidente licenciado do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), não deverá voltar ao posto, como desejava, neste fim de semana, quando acontece a reunião do Diretório Nacional do partido, em São Paulo, com a presença do presidente Lula. Na avaliação de membros da executiva do partido, não há clima para que ele volte à função agora. Especialmente numa reunião com a presença de Lula.

Ao passar o posto para Marco Aurélio Garcia, em outubro, logo após o primeiro turno, a intenção de Berzoini era reaver seu espaço tão logo serenasse a tormenta do escândalo do dossiê que, para os petistas, foi o responsável por Lula ter ido ao segundo turno. O PT, porém, considera que neste momento, em que os partidos começam a discutir espaço no governo, o retorno de Berzoini causaria embaraço.

No encontro do fim de semana, o PT fará uma avaliação das eleições e discutirá o segundo mandato do partido. A legenda deverá aprovar a realização do encontro nacional em maio de 2007 , antecipando, assim, o evento previsto para o segundo semestre do próximo ano. O encontro nacional tem poder de modificar o estatuto e, desta forma, reduzir o mandato do presidente da legenda de três para dois anos, como defendem alguns petistas.

Segundo um integrante da executiva do PT, a reunião vai discutir as condições para uma coalizão com outros partidos, como o PMDB. O PT defenderá que essa união tem de se dar em cima de projetos e não ações pontuais para garantir a maioria no Congresso. O encontro não vai nominar os ministérios que o partido quer manter, mas aproveitará para sinalizar que o PT tem fortes ligações com movimentos sociais e que, por isso, deve conservar pastas que envolvam o tema, além de outras consideradas estratégicas, como Fazenda, Casa Civil e Planejamento. O PT quer deixar claro a intenção de disputar a presidência da Câmara, apesar de Lula dar sinais de que prefere manter o atual presidente, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).