Título: LULA ADMITE NÃO TER AINDA SOLUÇÃO PARA PAÍS CRESCER
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/11/2006, O País, p. 11

Presidente diz que crise na agricultura pegou o governo 'de calças curtas' e afirma que sistema financeiro do Brasil é perfeito

BARRA DO BUGRES (MT). Apesar de prometer diariamente que vai destravar a economia e promover crescimento de 5% em 2007, o presidente Lula reconheceu ontem que ainda não tem solução para esses desafios. Lula disse que vai se concentrar no que chamou de "pacote de medidas" até 31 de dezembro. Ao exaltar dados da economia, como as exportações e a tecnologia do biodiesel, disse que o sistema financeiro do Brasil era perfeito, mas, em seguida, admitiu que é preciso reduzir a taxa de juros.

- Vou me dedicar até o dia 31 de dezembro para destravar o país. Tem algo, e não me pergunte o que é ainda, que eu não sei. E não me pergunte a solução, que eu não as tenho, mas vou encontrar. Porque o país precisa crescer. Vamos desafiar os empresários brasileiros às boas causas e aos bons investimentos. Vamos desafiar os poderes Executivos municipal e estadual a trabalharem juntos. Vamos desafiar o Congresso Nacional a trabalhar com as propostas de interesse do Brasil - disse, na inauguração da usina de biodiesel da companhia Barralcool.

Lula afirmou que agirá com responsabilidade e que o Brasil não voltará a ser uma "jogatina", referência à época em que se lucrava com a inflação alta. Pouco antes, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, discursara que Lula estava determinado a fazer o país crescer 5%, 6% ou 7%, recebendo aplauso tímido do presidente.

- A economia precisa crescer mais, é verdade, e ela só vai crescer com responsabilidade. Não vamos brincar com a economia brasileira. Não peçam para eu anunciar mágica. Quero anunciar seriedade, quero poder dizer de dia o que digo à noite. Não abriremos mão da responsabilidade fiscal. Este país não voltará a ser uma jogatina! -disse Lula, sendo aplaudido: - O governo é como se fosse um pote de água benta, cabe tudo ali. Esse país vai ter que aprender a ganhar dinheiro produzindo com responsabilidade.

"Não tem sistema financeiro mais perfeito do que o nosso"

Citando os juros, disse que só concorreu ao segundo mandato para fazer esse "salto de qualidade":

- Não tem nenhum sistema financeiro mais perfeito do que o nosso. Está certo que ganham pouco demais com os juros, mas nós vamos ter que acertar essa situação. Mas o Brasil, hoje, é um país preparado. É com esse otimismo que eu quero começar o segundo mandato.

Exaltado, o presidente disse que é quem mais defende o Brasil no exterior.

- Só não vendo a alma lá fora, o território nacional e a nossa soberania!

Ao falar do crescimento, Lula disse que nos meses de novembro e dezembro vai se dedicar a destravar os gargalos que impedem novos investimentos, discutindo a legislação com os dirigentes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público, Tribunal de Contas da União.

- Estou me dedicando, neste mês de novembro e neste mês de dezembro, para ver se eu pego todos os entraves para tentar preparar um pacote. E chamar o Congresso Nacional e falar: Olha, gente, isso aqui não é um problema do presidente da República, não. Isso aqui é um problema do país. Não quero saber se você é do PFL, do PSDB, do PT. Quero saber o seguinte: este país precisa de todos nós.

De manhã, em Sapezal, onde inaugurou 127 quilômetros da BR 364, Lula disse que a crise da agricultura o pegou de calças curtas. Defendeu uma política agrícola que incluiria o seguro safra, para dar segurança ao produtor e evitar que o governo tenha de adotar medidas de última hora.

- Temos que aproveitar, no momento em que a agricultura se recupera, para que a gente possa estabelecer todas as políticas agrícolas necessárias para que, numa próxima crise, a gente não seja pego de calça curta como fomos pegos nesta crise agora, em que muita gente deixou de produzir, quando a indústria de máquinas deixou de vender e muitos trabalhadores foram mandados embora - disse Lula, ao lado de Maggi, maior produtor de soja do mundo.

Segundo Lula, a agricultura brasileira enfrentou dois anos de crise profunda, mas este ano dá sinais de recuperação:

- Eu tenho consciência da importância da agricultura para a economia. Se a gente consolidar uma política de seguro agrícola, todo mundo vai ter a certeza de que, quando tiver uma crise, vai ter o dinheiro para ressarcir o possível prejuízo que teve e tocar a agricultura no ano seguinte - disse Lula, lembrando que disse que chegaram a responsabilizá-lo pela crise no setor.

COLABOROU: Luiza Damé

Elogios ao governador 'Bagre'

BARRA DO BUGRES (MT). Na visita a Barra do Bugres, o presidente Lula se esmerou nos elogios ao governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, mas escorregou nas palavras e por duas vezes trocou seu nome. Num comício improvisado, Lula, animado como se estivesse em campanha, chamou-o de Magri e depois de Bagre. A gafe provocou risos na platéia, mas ele não se corrigiu.

- Era só para cumprimentar as pessoas, mas aí, já que tinha um microfone... - justificou.