Título: AUTORIDADES PREVÊEM FÉRIAS TRANQÜILAS
Autor: Bruno Rosa e Lino Rodrigues
Fonte: O Globo, 22/11/2006, Economia, p. 25

Brigadeiro diz que centro terá mais 46 controladores

BRASÍLIA. Mesmo com a crise que se arrasta há 30 dias, o governo afirmou ontem que a previsão é de tranqüilidade para as festas de fim de ano e férias. O ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, garantiram que as medidas que estão sendo tomadas devolverão a normalidade aos aeroportos. Mas Pires admitiu nunca ter pensado que o sistema de tráfego aéreo só mudaria após um acidente.

A prioridade do governo é garantir tranqüilidade no Natal - mais importante que a posse presidencial em 1º de janeiro, disse Pires. O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, afirmou que a data está garantida e que o pior já passou.

Os controladores de vôos discordam e alertam que o problema só será resolvido com o aumento de efetivo da categoria. Mas o brigadeiro Bueno argumentou que, até 10 de dezembro, haverá mais 46 controladores no Cindacta 1: 25 que estão se formando pela escola de Guaratinguetá (SP), nove transferidos de outras regiões e o restante, controladores aposentados. A partir de 2009, serão necessários outros 240 profissionais. (H.G.B.)