Título: GERDAU FAZ SUCESSÃO DE PAI PARA FILHO
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 22/11/2006, Economia, p. 27

André, filho do presidente, Jorge, comandará 14ª siderúrgica do mundo

PORTO ALEGRE. Ao concluir sua sucessão, o Grupo Gerdau optou mais uma vez por uma solução caseira. Para acomodar os dois candidatos existentes na família, a presidência será assumida pelo filho de Jorge Gerdau, André Gerdau Johannpeter, que será o diretor-executivo (CEO). Um novo cargo, o de diretor-geral de Operações, foi criado e será ocupado por Claudio Gerdau Johannpeter, filho de Klaus, irmão de Jorge.

É a quinta geração dos Gerdau à frente da empresa de 105 anos, hoje a 14ª maior siderúrgica do mundo, com 32 mil funcionários, produção de até 18,7 milhões de toneladas de aço anuais, unidades em nove países e lucro líquido de R$3,6 bilhões acumulado em 2006.

Executivos profissionais chegaram a ser cogitados

A decisão foi tomada pelos quatro irmãos - Germano e Frederico, além de Jorge e Klaus - há três meses. A entrega do comando do grupo a executivos profissionais chegou a ser cogitada, mas acabou descartada.

- Estudo realizado pela Universidade de Harvard mostra que empresas com administração familiar têm rentabilidade 15% maior - justificou Jorge Gerdau, que desde 1983 presidia a companhia e agora comandará o Conselho de Administração.

Perguntado sobre a meta do presidente Lula para o crescimento, o empresário disse que acredita em expansão de 5%, mas só em um ano, e caso o governo corte gastos:

- Só que tem de se ter disciplina de poupança, o que é extremamente difícil.

André Gerdau Johannpeter, 43 anos, que assume em janeiro, liderava as áreas de marketing e vendas, suprimentos, logística e gestão de pessoas. Já respondeu pelas operações na América do Norte e pelo segmento de tecnologia da informação.

- Nosso desafio é ser uma siderúrgica global e entre as mais rentáveis do setor - disse, confirmando estudos para entrar no mercado chinês.