Título: Da cadeia para a Assembléia
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 23/11/2006, O País, p. 5

População recebe Carlão até com pétalas de rosas

BELÉM Acusado de ser o chefe de uma quadrilha que desviou pelo menos R$70 milhões de verbas públicas de Rondônia, o deputado Carlão de Oliveira (PSL) foi solto ontem de manhã e reassumiu o cargo de presidente Da Assembléia Legislativa do estado. O deputado foi preso na Operação Dominó, deflagraDa pela Polícia Federal no dia 4 de agosto, contra o desvio de recursos públicos na Assembléia, no Judiciário, no Ministério Público, no Tribunal de Contas e no Executivo de Rondônia.

Carlão de Oliveira foi recepcionado pelos deputados e funcionários Da Assembléia com fogos de artifício, pétalas de rosa e os agradecimentos a Deus pela libertação do deputado. No percurso até seu gabinete, Carlão era aplaudido e pétalas de rosas eram jogaDas sobre o parlamentar. O público que lotou o plenário gritava "Rei, rei, rei, Carlão é nosso rei!".

Cerca de 30 pessoas suspeitas de envolvimento com a Operação Dominó foram presas, entre elas o juiz José Jorge Ribeiro Da Luz e o diretor-geral Da Assembléia, José Ronaldo Palitot. Carlão de Oliveira era considerado o líder Da quadrilha. Segundo a Polícia Federal, o grupo desviou ao menos 70 milhões de reais por meio de contratos fraudulentos que partiam Da Assembléia Legislativa. Os recursos públicos eram desviados para pagamentos de serviços, compras e obras superfaturaDas.

Carlão foi solto graças a um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal de Federal (STF). Ele estava preso por porte ilegal de arma. Segundo a ministra Carmen Lúcia, relatora Da decisão, houve arbítrio na prisão do deputado, que teve restringido seu direito de defesa. Carlão ficou preso 110 dias e disse que, se cometeu erros, deve pagar por eles na Justiça.