Título: ELEIÇÃO COM APOIO DA IGREJA CATÓLICA
Autor: Anderson Alves
Fonte: O Globo, 24/11/2006, O País, p. 3

Era uma pessoa que nada tinha que o desabonasse¿, diz secretário do PT de Minas

SÃO PAULO e BELO HORIZONTE. O advogado tributarista Juvenil Alves Ferreira Filho, de 47 anos, preso ontem em Belo Horizonte pela Polícia Federal na Operação Castelhana sob a acusação de ser o chefe de uma quadrilha que desviou dos cofres públicos perto de R$1 bilhão, foi o deputado federal mais votado no PT de Minas Gerais graças ao apoio da Igreja Católica mineira, a quem é ligado.

¿ Juvenil é muito ligado ao arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e entrou no PT em setembro de 2004, exatamente com essas credenciais. Foi o mais votado do estado também em função dos votos da Igreja. Por isso, era uma pessoa que nada tinha que o desabonasse ¿ disse Luiz Carlos da Silva, secretário de Comunicação do PT de Minas Gerais.

¿ Fomos surpreendidos com essa prisão. O deputado entrou no PT recentemente, trazido pelo deputado estadual Durval Ângelo (reeleito), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia de Minas Gerais, também muito ligado à Igreja Católica e que também ficou tão surpreso quanto nós com a prisão ¿ explicou Nilmário Miranda, presidente do Diretório Estadual do PT em Minas Gerais e ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos do governo Lula.

A assessoria do deputado federal eleito Juvenil Alves (PT-MG) divulgou nota esclarecendo que, desde 1984, seu escritório de advocacia presta serviços a empresas no Brasil e no exterior e foram surpreendidos com os mandados de busca e prisão temporária. O advogado reclama que, até o momento, não teve acesso ao processo, mas frisa que todas as atividades de seus clientes estão registradas nas juntas comerciais próprias e instituições financeiras. Todos os documentos, segundo a nota, serão fornecidos e todas as informações prestadas para o rápido esclarecimento dos fatos.

Além de suas ligações com a Igreja, o que levou Juvenil Alves Filho a se tornar uma estrela emergente do PT-MG foi o fato de ele ter criado, em 2004, o Instituto Juvenil Alves, em homenagem a seu pai, para dar atendimento gratuito a milhares de mineiros, em convênios com prefeituras do interior do estado, e ajudar na regulamentação de organizações não-governamentais (ONGs) e associações de organização da sociedade civil, como ele mesmo destaca no site da entidade na internet.

Escritório tem filiais em vários estados e também no exterior

Com 20 anos de advocacia, seu escritório tem filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas e até em Londres. Juvenil é especialista em direito tributário nacional e internacional, com vários cursos no exterior. É bacharel em filosofia pelo Seminário Diocesano de Juiz de Fora.