Título: Site de advogado petista oferece serviços de fraudes contábeis
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 24/11/2006, O País, p. 4

Empresa estrangeira. Saiba como instalar e regularizar¿, convida a página

BRASÍLIA. O cardápio de ¿serviços¿ oferecidos em dois sites de Juvenil Alves na internet a empresários que querem fugir do fisco, ou a pessoas interessadas em abrir uma ONG e captar recursos, por si só já chama a atenção pela criatividade. No site que abriga informações sobre os escritórios de advocacia contábil e empresarial, Juvenil fala maravilhas da atuação de sua equipe de profissionais. Acusado de beneficiar empresários ricos ajudando-os a esconder o patrimônio em off shores no exterior, Juvenil não faz questão de sigilo a anuncia no site: ¿Empresas Estrangeiras. Saiba como instalar-se, regularizar-se juridicamente, ou como obter o Certificado de origem no Brasil¿.

E vai mais longe explicando seu métodos: ¿A nossa reconhecida capacidade científica e experiência prática coloca-nos em condições de encontrar, sem sonhos nem mágicas, a mais saudável situação para as empresas, apresentando soluções científicas para a melhor convivência entre a voracidade fiscal e a capacidade financeira de cada empresa¿.

Em outros tópicos, mostrados como cases de grande sucesso, o deputado eleito do PT, preso sob acusação de integrar uma quadrilha com fraudes de mais de R$1 bilhão, destaca: ¿Certidão negativa. Alívio rápido para quem precisa¿ e ¿INSS. Deixar de pagar é crime?¿.

No site da ONG Instituto Juvenil Alves, ele se oferece para ajudar na criação e facilitação de obtenção de recursos. Lá diz que a atuação do Instituto Juvenil Alves está voltada para ¿o bem estar da sociedade em busca da construção da cidadania, dando assistência às organizações e associações¿. E se oferece para dar assistência a outras ONGs: ¿Para se conseguir recursos para a execução dos projetos é essencial que a associação esteja com seus papéis em dia e organizados. O Instituto Juvenil Alves pode dar, primeiramente, uma assistência jurídica e ajudar, também, na elaboração dos projetos¿.

A notícia da prisão de Juvenil Alves, acusado de integrar uma quadrilha que beneficiava empresários e teria sonegado cerca de R$1 bilhão, não foi surpresa para políticos petistas que desde o início suspeitavam de compra de votos e corrupção em sua pesada campanha em Minas Gerais. Parlamentares mineiros diziam ontem ter sido atropelados e prejudicados pelo abusivo poder econômico do advogado Juvenil, principalmente em regiões pobres do Vale do Jequitinhonha e Zona da Mata.

Além de cobrar apuração do Ministério Público, da Justiça Eleitoral e da própria direção do PT, deputados petistas e até o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), reclamaram que o envolvimento do partido nesse escândalo provocou mais um grande constrangimento.

Deputado do PSB-MG pediu investigação há um mês

Há cerca de um mês o deputado federal Carlos Mota (PSB-MG) enviou um e-mail à Polícia Federal pedindo que Juvenil fosse investigado para apurar denúncias de compra de votos, de vereadores, prefeitos e cabos eleitorais dos adversários.

¿ Eu sabia que isso ia acontecer. Eu fui altamente prejudicado por ele em minhas bases, onde entrou com uma campanha riquíssima. Em Felisburgo, na véspera da eleição, ele comprou meus cabos eleitorais. Eu esperava ter lá 1.000 votos e tive menos de 100. Eu alertei todo mundo. Há um mês mandei um e-mail à Polícia Federal pedindo que fosse investigado. Eu assumo que tomei essa providência ¿ relatou Carlos Mota.