Título: Sem Jefferson, PTB acerta uma aliança informal
Autor: Cristiane Jungblut, Gerson Camarotti e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/11/2006, O País, p. 9

Lula se reúne com 20 dos 22 deputados da bancada do partido

BRASÍLIA. Dissociados da direção do partido, presidido pelo deputado cassado Roberto Jefferson, 20 dos 22 deputados do PTB se encontraram ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reafirmar o apoio ao governo. Mas, apesar da adesão, o PTB não participará oficialmente do governo de coalizão, como o PMDB, por causa da oposição de Jefferson. Com essa divisão, o PTB deverá assegurar no segundo mandato apenas um cargo no primeiro escalão, o do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, do PTB de Minas.

Os petebistas ouviram elogios de Lula à eficiência de Mares Guia e saíram com a certeza que ele será reconduzido ao cargo. O Planalto gostaria que o comando do partido também ficasse em mãos de aliados, mas, embora sejam maioria, os governistas não conseguem tirar Jefferson da presidência do partido. Enquanto persistir essa situação, será informal a aliança do PTB com o governo.

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), que acompanhou o encontro, foi lacônico sobre Jefferson:

¿ Jefferson é um problema do partido e não do governo. Essa é uma reunião só da bancada. Não se trata do PTB.

Mais tarde, o próprio Lula falou sobre o assunto:

¿ Primeiro, o Roberto Jefferson não é deputado federal, eu fiz uma reunião com a bancada. A bancada, por unanimidade, está apoiando o governo.