Título: UM MEA-CULPA SOBRE O ESTILO DE FORMAR EQUIPES
Autor: Cristiane Jungblut, Gerson Camarotti e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/11/2006, O País, p. 9

Lula se mostra arrependido por ter composto Ministério principalmente com amigos

BRASÍLIA. Na reunião com governadores aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou de maneira explícita os critérios que deve adotar na sua reforma ministerial. Em seu discurso, ele mostrou estar arrependido de ter formado seu primeiro Ministério majoritariamente com amigos. Lula fez um mea-culpa sobre seu estilo de formar equipe e também deu um recado a seus ministros neste momento de pré-reforma ministerial, dizendo que não se forma governo ¿com amigos, mas sim com pessoas qualificadas¿.

Lula afirmou isso dirigindo-se aos governadores, dizendo que iria dar um conselho. Depois, aliados confirmaram que ele tem dito para não priorizar os amigos a todos os governadores ligados a ele.

¿ Queria, se pudesse, dar um conselho aos nossos governadores novos: montar um governo é 50% do sucesso do governo. Convidar alguém para ocupar um cargo é muito fácil. Agora, tirar alguém, é muito difícil. Nessa hora não tem relação de amigo, nessa hora é relação de chefe de Estado. Aprendi uma lição: a máquina pública, quanto mais eficiente ela for, quanto mais qualificada ela for, mais fácil será para o governante governar ¿ disse Lula, acrescentando: ¿ A gente tem que convidar as pessoas mais qualificadas para a função que o Estado brasileiro precisa. Vamos perceber que na máquina pública brasileira há pessoas da mais alta qualificação à espera de uma oportunidade. Ao invés de procurar apenas um amigo, procurem aquele que está esperando uma chance.

No primeiro mandato, Lula enfrentou problemas para demitir vários ¿ministros-amigos¿, como Antonio Palocci da Fazenda, José Dirceu da Casa Civil e de Luiz Gushiken da área de Comunicação. Todos foram envolvidos em denúncias de irregularidades. Os aliados presentes ao encontro interpretaram o discurso como um mea-culpa. Lula também enfrentou problemas para demitir amigos como a ex-ministra da Ação Social Benedita da Silva.

Nas últimas reformas ministeriais, Lula trocou amigos por técnicos desconhecidos. E tem dito ultimamente que foi com esse time que ele ganhou o segundo mandato. Lula pediu aos novos governadores que procurem pessoas com esse perfil.

¿ Se vocês puderem, descubram esses gênios, porque eles existem e muitas vezes são tratados de forma secundária por quem passa por um governo neste país.