Título: SE ALGUÉM QUISER FAZER OPOSIÇÃO, FAÇA EM 2010¿
Autor: Cristiane Jungblut, Gerson Camarotti e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/11/2006, O País, p. 9

Em encontro com 16 governadores, Lula prega o diálogo e diz que quer conversar com o PSDB e até com o PFL

BRASÍLIA. Diante de 16 governadores eleitos aliados e dois vices, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem que seus adversários deixem para fazer oposição em 2010 porque agora o importante é fazer o Brasil crescer e provar que é possível governar o país de forma diferente. Em um encontro num hotel de Brasília, Lula disse que vai dialogar com quem faz política civilizada e fez questão de dizer que tem uma relação muito boa com governadores da oposição, citando nominalmente José Serra, eleito em São Paulo, e Aécio Neves, eleito em Minas Gerais.

Na prática, a reunião dos 18 aliados de Lula se tornou um palanque para o presidente: foi um encontro sem a aprovação de qualquer pauta de propostas ou reformas para o futuro. O próprio governador eleito da Bahia, o petista Jaques Wagner, disse que a reunião foi para tirar foto e mostrar apoio a Lula. No discurso, Lula aproveitou a presença da maioria dos 27 governadores para conclamar os demais, de oposição, a formarem uma união em favor do país.

¿ Se alguém quiser fazer oposição a mim, faça na eleição de 2010, quando não serei candidato. E, se eu tiver que fazer oposição a algum governador, também deixo para fazer em 2010. Até lá, a nossa função é governar esse país da melhor forma. Que a próxima reunião seja uma reunião com a presença do Oiapoque ao Chuí, de todos os governadores. No segundo mandato, temos que provar que é possível governar o Brasil diferente do que habitualmente o Brasil tem sido governado ¿ disse Lula.

Ao chegar para o almoço, em entrevista aos jornalistas, Lula disse que quer conversar com todos os partidos, de forma civilizada.

Boa relação com Serra e Aécio

Descontraído, Lula disse aos governadores que não descansará neste seu projeto de formar um governo de coalizão e de promover o diálogo. Citou que tentou fazer isso no começo do primeiro mandato, em 2003, quando chamou os 27 governadores para uma reunião, mas ¿a coisa começou a desandar¿:

¿- Dessa vez, quero dizer para vocês: se quiserem correr de mim, podem preparar as canelas, porque eu estou fisicamente melhor do que estava no começo de 2002 (na verdade, 2003), e vou correr atrás de vocês!

Ao propor o diálogo com a oposição, lembrou então seu bom relacionamento com os tucanos Serra e Aécio:

¿ Sou amigo de todos, independentemente daqueles que não estão aqui. A nossa relação com o Serra, com o Aécio é uma relação histórica de 20, 30 anos. Não é uma relação de 30 dias ou de uma eleição. A disputa político-ideológica terminou no dia da apuração.

Lula repetiu que quer conversar com o PSDB, citando o nome do presidente do partido, o senador Tasso Jereissati, e disse que na próxima semana terá encontros com a direção de PDT, PV e PSB, além de integrantes do PPS. Segundo ele, haverá conversas até com o PFL.

Organizador do encontro, Jaques Wagner disse que o objetivo não era aprovar uma pauta de reivindicações e sim dar apoio a Lula:

¿ Era uma reunião para dizer que tem 18 governadores dispostos a queimar gordura política para fazer o que é necessário no sentido do crescimento.

O governador eleito do Rio, Sergio Cabral (PMDB), disse que o comportamento de Lula traduz o resultado das urnas. Para ele, o povo brasileiro deseja integração e diálogo.

www.oglobo.com.br/pais