Título: COALIZÃO VAI ESQUENTAR REUNIÃO DO PT
Autor: Gerson Camarotti e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/11/2006, O País, p. 10

SÃO PAULO. A polêmica deve ser uma das marcas da reunião ampliada do diretório nacional (DN) que o PT vai fazer amanhã e depois em São Paulo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Embora haja uma tendência de aceitação dos integrantes do DN à proposta de governo de coalizão, negociada diretamente por Lula, a ocupação maior de espaços pelo PMDB no segundo mandato pode despertar discussões acaloradas, já que mais peemedebistas, como já afirmou o presidente, terão espaço no governo, no lugar de petistas.

Neste encontro, o primeiro com a presença de Lula depois da reeleição, o DN fará um balanço das eleições e discutirá as perspectivas para o segundo mandato. Também devem ser tema da reunião a data e o regulamento do 3º Congresso do PT. Além dos integrantes do DN e de Lula, foram convidados os governadores atuais e os recém-eleitos, os ministros do PT e os presidentes regionais do partido. Devem participar também as bancadas do Senado e da Câmara dos Deputados.

Lula, que tem chegada prevista às 10h30m de amanhã para abrir a reunião, deve dar as linhas gerais do segundo mandato, enfatizando a necessidade de crescimento econômico e a geração de empregos. O presidente deve destacar a necessidade de formar um governo de coalizão com todas as forças políticas que aceitem o programa. Na seqüência começam os debates.

¿ O segundo mandato deve ser marcado pelo crescimento sustentável e pela geração de empregos, de modo que o Brasil seja colocado fora do estigma da estagnação econômica, com garantias de sua soberania nacional ¿ defendeu Joaquim Soriano, um dos membros do DN.

Para ele, a coalizão com o PMDB costurada por Lula é uma ¿proposta pública¿ e ¿passo avançado¿ para formar a base de sustentação do governo.