Título: THOMAZ BASTOS É ALVO DE PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 24/11/2006, O País, p. 11

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, recebeu pedido de dois procuradores da República que atuam na Justiça Federal em Brasília para que seja instaurado no Supremo Tribunal Federal investigação contra o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Os procuradores querem que o ministro seja investigado por suposta prática do crime de prevaricação no episódio da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que levou à demissão do então ministro da Fazenda Antonio Palocci. O procurador-geral ainda não decidiu se acatará o pedido dos colegas do Ministério Público.

O pedido para investigar o ministro foi feito ao procurador-geral anteontem pelos procuradores Lívia Tinoco e Gustavo Pessanha. Para eles, Bastos teria falhado com seus deveres funcionais porque não informou à Polícia Federal o que sabia sobre a quebra de sigilo ilegal. Dois de seus assessores também teriam participado do episódio: o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, e o seu então chefe de gabinete, Cláudio Alencar.

O caseiro teve seu sigilo violado pela Caixa Econômica Federal em março, logo após ter acusado o Palocci de freqüentar uma casa em Brasília para reunir-se com lobistas. Segundo a Polícia Federal, o pedido de quebra do sigilo foi feito pelo então presidente do banco, Jorge Mattoso, orientado por Palocci.

A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou que ¿após tomar conhecimento sobre a quebra de sigilo de Francenildo Costa, o ministro Márcio Thomaz Bastos determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito e pediu ao Ministério Público que acompanhasse o caso, tomando todas as providências para que o assunto fosse esclarecido¿.