Título: UM TREMENDO LATIFÚNDIO PRODUTIVO
Autor: Ronaldo D"Ercole
Fonte: O Globo, 24/11/2006, Economia, p. 29

A B2W será um latifúndio. E dos mais produtivos, abocanhando pelo menos metade da receita do varejo eletrônico brasileiro. Não é por acaso que a fusão está despertando olho grande - de medo, inveja ou ciúme. Caberá ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acalmar a lamúria dos concorrentes.

E há razão para choro e ranger de dentes. Há tempos que Submarino e Americanas.com trabalhavam quase em uníssono: mesmos preços, promoções, produtos, idéias... Mas havia espaço para concorrência.

Quando começarem a operar conjuntamente, no entanto, as duas lojas tendem a arrasar não só no mercado de varejo pontocom. À medida que a internet e o e-commerce forem se popularizando, a empresa terá tudo para ensaiar pesadas investidas contra o varejo tradicional, provocando nova onda de choradeiras. Questão de tempo, por exemplo, para tirar o sono de livreiros ou agentes de viagens. A B2W vai estar bem em qualquer mercado em que atuar.

Outro ponto importante é que a empresa terá força para se aventurar em novos mercados. Há quem diga que a B2W poderá ter presença marcante fora do país - até porque, a internet não tem fronteiras.